Com a proximidade do período chuvoso, a Emdec e a Defesa Civil de Campinas identificaram áreas de risco de alagamento que devem ser evitadas em dias de tempestade. A cidade possui cerca de 40 pontos críticos sinalizados com placas de alerta para orientar motoristas e pedestres, especialmente na Avenida Orosimbo Maia, uma das regiões com maior frequência de alagamentos.
Áreas com maior risco de alagamento em Campinas
As sinalizações foram instaladas em locais com histórico de alagamento, informando aos motoristas para evitarem estacionar ou transitar durante chuvas fortes. Entre os principais pontos críticos estão:
- Av. Orosimbo Maia x Av. Dona Libânia
- Av. Orosimbo Maia x Av. Brasil/R. Santa Cruz
- Kartódromo x Av. Dr. Heitor Penteado
- Av. Prefeito Magalhães Teixeira sob o viaduto da Av. Prestes Maia
- Av. Princesa D’Oeste x Av. Dr. Antônio Carlos Sales Jr.
Outros pontos, como a Av. Anchieta e a Av. John Boyd Dunlop, também apresentam risco elevado e estão sinalizados para que os motoristas evitem essas vias durante temporais.
Medidas de segurança para motoristas e pedestres
A Defesa Civil orienta que, em caso de elevação do nível da água, motoristas e pedestres devem buscar um local elevado e seguro. Dirigir ou caminhar em áreas alagadas pode ser extremamente perigoso, mesmo com água a menos de 30 cm, o que pode arrastar veículos e derrubar pessoas. Entre as principais recomendações:
- Antes: Identifique locais seguros, armazene documentos importantes em sacos plásticos e desconecte aparelhos elétricos.
- Durante: Evite contato com a água e procure um lugar elevado. Jamais tente atravessar áreas inundadas.
- Depois: Verifique a estrutura da residência antes de entrar e descarte alimentos e bebidas que entraram em contato com a água.
Cadastramento para alertas em tempo real
Para aumentar a segurança, a Defesa Civil de Campinas oferece alertas via SMS e WhatsApp para notificar a população sobre riscos de alagamento. O cadastro é gratuito e pode ser feito enviando o CEP de interesse para o número 40199 (para SMS) ou pelo WhatsApp (61) 2034-4611. Com esse serviço, os cidadãos recebem alertas sobre a previsão de chuvas intensas e orientações para evitar áreas de risco.