A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou mais seis casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus Influenza, registrados por meio do monitoramento da doença no município. Apesar da atualização, não há registro de internações por gripe em 2026, segundo o boletim divulgado nesta terça-feira (6).
De acordo com a pasta, o último óbito por SRAG associada à Influenza ocorreu em 11 de novembro de 2025. Ao longo do ano passado, Campinas contabilizou 512 casos da síndrome e 63 mortes provocadas pela gripe.
Entre os óbitos registrados, 50 pessoas não haviam recebido a vacina contra a gripe. Já entre os 13 vacinados, 11 estavam com a imunização adequada. As outras duas pessoas apresentaram sintomas antes do período de 15 dias necessário para que a vacina atinja a proteção ideal. Além disso, 62 vítimas pertenciam a grupos de risco, por apresentarem doenças preexistentes.
Comparativo com 2024
Durante todo o ano de 2024, o município registrou 342 casos de SRAG por Influenza e 30 mortes, número inferior ao contabilizado em 2025, o que reforça o alerta das autoridades de saúde para a prevenção da doença.
Vacinação segue disponível nos centros de saúde
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação contra a gripe é a principal medida de prevenção, especialmente para evitar casos graves e óbitos. O imunizante está disponível para toda a população a partir de seis meses de idade nos 69 centros de saúde de Campinas.
Para se vacinar, basta apresentar um documento com foto e, se disponível, a caderneta de vacinação. Não é necessário agendamento. Os horários e endereços das salas de vacina podem ser consultados no site oficial da Prefeitura.
Campanha alcançou quase 383 mil doses
Até 1º de dezembro de 2025, Campinas aplicou 382.928 doses da vacina contra a gripe. A campanha teve início em abril e contou com ações descentralizadas, levando a vacinação a shoppings, terminais de ônibus, supermercados, o Aeroporto de Viracopos e eventos públicos. Também foram realizados um “Dia D” de mobilização e a oferta do imunizante durante a Campanha de Multivacinação em outubro.
A vacina protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, é aplicada em dose única anual e pode ser administrada junto a outras vacinas do calendário. Crianças vacinadas pela primeira vez devem receber duas doses, com intervalo de 30 dias.




