No próximo domingo (16), a praça Arautos da Paz, em Campinas, será palco de uma ação educativa em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Promovida pela Emdec em parceria com o Samu, a iniciativa terá como destaque um simulado de sinistro com motocicleta, além de abordagens para conscientizar o público sobre segurança no trânsito.
O simulado, que ocorrerá entre 9h e 11h, encenará um acidente de trânsito com uma vítima fatal e um ferido, que será socorrido por uma equipe do Samu utilizando uma Unidade de Suporte Básico (USB). A atividade tem como objetivo chamar a atenção para o impacto das imprudências no trânsito, como excesso de velocidade, desrespeito à sinalização e direção sob efeito de álcool.
Durante a ação, equipes da Emdec também farão abordagens humanizadas com os frequentadores da praça. Serão distribuídos folhetos educativos e flores brancas, em homenagem às vidas perdidas nas ruas de Campinas.
Mariangela Pereira, coordenadora de Educação e Cidadania da Emdec, destaca que a data convida à reflexão. “Queremos mobilizar toda a sociedade para assumir um compromisso coletivo: zerar as mortes e as lesões graves no trânsito. Essa é uma responsabilidade compartilhada, que exige atitudes seguras e solidárias de todos nós”, afirmou.
A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Campinas, da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIRGS) e da Vital Strategies. O evento poderá ser alterado em caso de chuva.
Campanha reforça o alerta contra álcool e direção
Nas redes sociais da Emdec, será divulgado um vídeo com o depoimento de Carlos Eduardo Menezes (Caetano), agricultor e atleta de rugby que ficou tetraplégico após um acidente em 2014. O condutor do veículo havia consumido bebida alcoólica antes de dirigir.
A história de Caetano integra a campanha “Beber e dirigir pode custar caro”, lançada nesta semana pela Emdec e Prefeitura. O objetivo é reforçar o alerta sobre os riscos da combinação entre álcool e direção — principal causa de mortes no trânsito de Campinas em 2024.




