O Campeonato Amador de Limeira passará por mudanças significativas em 2025. O objetivo é aumentar a competitividade. Uma reunião foi realizada pelo presidente Rafael Tomazini, da Liga Desportiva Limeirense, no Ginásio Vô Lucato e contou com a presença dos representantes das equipes.
Segundo matéria de Wagner Rodrigues, no portal da Alternativa, a principal novidade será a formação de dois grupos compostos por oito times cada. A composição será dada pela classificação geral da temporada anterior.
As equipes se enfrentarão dentro de seus grupos e os quatro primeiros colocados de cada um avançarão para a fase eliminatória.
Na segunda fase, o primeiro colocado de cada grupo enfrentará o quarto colocado do mesmo grupo, sem vantagem para nenhuma das equipes. Essa mudança promete aumentar a emoção e a imprevisibilidade das partidas decisivas, já que qualquer equipe poderá surpreender nas fases finais.
Outro ponto importante, segundo relato de Wagner Rodrigues, é a mescla nos horários dos jogos. A partir de 2025, as equipes da Primeira Divisão também jogarão às 8h, além das tradicionais partidas às 10h15. Essa mudança visa proporcionar mais opções aos torcedores e aumentar a presença nas arquibancadas.
Em relação as equipes, foi aprovada a permanência do limite de 25 inscrições por time, sendo 12 de jogadores de fora. Essa decisão busca manter o equilíbrio entre as equipes e garantir que todos tenham uma chance justa na competição.
A partir de agora também, s equipe que desistir de participar de qualquer divisão será eliminada por um período de 10 anos. Além disso, terá que pagar uma multa de R$ 10 mil para retornar ao campeonato. Essa medida tem como objetivo assegurar o comprometimento das equipes com o torneio e evitar desistências em cima da hora.