Na tarde da última quarta-feira (10), policiais militares do Interior detiveram um agressor em Fernandópolis (SP). A vítima, que era ameaçada pelo ex-companheiro em um shopping, desenhou um “X” na palma da mão para pedir ajuda.
Mesmo na presença de outras pessoas, a vítima teve a bolsa tomada pelo agressor e foi ameaçada com uma faca, de modo que não pudesse tentar fugir ou usar o celular para pedir ajuda.
Apavorada, em uma última tentativa de pedir socorro, a vítima se recordou da campanha “Sinal Vermelho”, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça de proteção à mulher e pediu para retocar o batom. Assim, algumas pessoas que estavam presentes na praça de alimentação viram e acionaram a polícia.
A campanha tem foco para farmácias e drogarias, mas está sendo usada em outros estabelecimentos também. “O objetivo da campanha é oferecer um canal silencioso, permitindo que essas mulheres se identifiquem nesses locais e, a partir daí, sejam ajudadas e tomadas as devidas soluções. É uma atitude relativamente simples, que exige dois gestos apenas: para a vítima, fazer um X nas mãos; para a farmácia, uma ligação”, diz a coordenadora do Movimento Permanente de Combate à Violência Doméstica do CNJ, conselheira Maria Cristiana Ziouva.
O desenho pode ser facilmente feito com batom vermelho ou canetas. Se estiverem atentos ao sinal, atendentes deverão imediatamente acionar a polícia.
Na ocorrência de qualquer ato abusivo, a mulher deve denunciar, ligando para o 190, 181 ou 180. Baixe o aplicativo S.O.S. Mulher!