O Grupo Inclusão Já realiza a campanha ‘Lugar de Autista é em toda rede pública’ em Limeira (SP).
O objetivo principal é conscientizar e buscar o apoio de toda sociedade no sentido de sensibilizar os gestores públicos do município para a solução de problemas relacionados aos atendimentos necessários na rede pública.
Apontando o agravamento de falhas nos atendimentos de saúde e educação, o grupo composto por pais e familiares de autistas da cidade aguardam respostas desde 2017.
PROBLEMAS FRISADOS
– A fila de espera no CEMA-Centro de Especialidades Municipal para Autistas, está com mais de 200 autistas aguardando a meses por atendimento. Os autistas que chegam a receber o atendimento, tem apenas uma sessão de terapia por 30 minutos na semana.
– A Secretaria de Educação informou recentemente que dos 720 alunos com deficiência matriculados na rede pública do município, 237 são autistas, o que corresponde a 1/3 dos alunos com deficiência.
Por conta disso, muitos autistas estão ausentes do ambiente escolar por falta de atendimento especializado.
– Ao passo em que os problemas não se resolvem, a situação se torna cada vez mais grave e insustentável por conta da prevalência.
Estressados, adoecidos, abatidos e muito decepcionados com os governantes, os familiares aguardam um posicionamento sério e responsável, com soluções para o problema.
– O que os autistas perderam por conta da falta de tratamento não poderão recuperar, pois no melhor período de suas vidas em que poderia ser realizada a estimulação pra que eles ganhassem autonomia, esse tempo foi desperdiçado.
Cada oportunidade que foi deixada para trás, é uma parte do futuro deles que deixa de existir.
Segundo relatório do CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenção), dos Estados Unidos, 1 em cada 44 crianças é diagnosticada com TEA(Transtorno do Espectro Autista). Os dados foram divulgados no dia 02/12/2021.
Numa transposição dessa prevalência (de 2,3% da população) para o Brasil, hoje há cerca de 4,84 milhões de autistas no país. Porém, ainda não há números oficiais de prevalência de autismo no Brasil.
Mesmo sabendo que muitos não conseguirão recuperar o tempo perdido, a luta do grupo pela busca de garantias de direitos continuará, objetivando sempre que nenhum autista fique para trás.
Para mais informações sobre o grupo, contate José Milton pelo telefone (19) 99255-1557
A equipe do Rápido no Ar entrou em contato com a prefeitura de Limeira e aguarda respostas.