Os moradores da região do Jd. Graminha, em Limeira, participaram nesta sexta-feira (29) de uma aula de zumba promovida pela unidade de saúde local. A atividade resultou de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, o Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) e a associação de moradores do bairro, para marcar o Setembro Vermelho – campanha nacional de conscientização das doenças do coração.
A enfermeira e coordenadora do centro de saúde, Carina Raquel Opsfelder Baptistella, afirmou que a zumba foi escolhida por ser uma atividade acessível a pessoas de todas as idades. A aula ocorreu na Praça Maria Aparecida da Silva Otani, no Jardim Vitório Lucato. Houve instalação de aparelhos de ginástica, pintura dos bancos, plantio de árvores, entre outras melhorias. “Nossa intenção foi mostrar que não é preciso ir a uma academia para praticar atividade física”, afirmou.
A integração dos moradores do bairro foi destacada pela assistente social da unidade, Andreza Daniela Santos Costa. “A zumba estimula o convívio social e melhora a qualidade física e psíquica da população, sobretudo dos idosos.” A opinião foi compartilhada pela moradora do bairro, Vanuzia Lima Barbosa, de 43 anos. “Essa atividade é bem interessante e importante para a saúde”, disse.
Ao som de músicas que animaram todos os participantes, o professor de zumba do Ceprosom, Jefferson Caetano, de 33 anos, ensinou a coreografia da dança. Ele aproveitou a oportunidade para convidar a população para participar das aulas, que mudam a rotina da praça todas as segundas-feiras, às 18h. Como voluntário, ele também oferece aulas aos sábados, às 8h.