Na noite desta quarta-feira (2) Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano de Limeira, presidiu a Celebração Eucarística de Cinzas, na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira, iniciando a caminhada quaresmal rumo à Páscoa do Senhor.
A celebração da bênção e a imposição das cinzas desta quarta-feira lembra as palavras de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Receber cinzas, nesta quarta-feira, significa confirmar a fé na Páscoa de Cristo, na reconciliação, na esperança de um estar na comunhão do Ressuscitado.
A missa marcou também a abertura oficial, na diocese de Limeira, da Campanha da Fraternidade 2022, que este ano propõe como tema: “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
Em sua homilia , Dom José chamou a atenção para a importância da educação no contexto social, tema central da Campanha da Fraternidade 2022.
Dom José destacou que a educação deve ser pensada sob a “responsabilidade da família, da sociedade e da Igreja, que deve dar sua contribuição social. “O tema é pertinente e relevante. A missão da Igreja é contribuir para uma sociedade mais justa, mais fraterna” destacou.
Esta é a terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.
Sobre o tempo quaresmal, Dom José comparou esse período a um retiro espiritual, onde todos devem fazer um exame de consciência nesse “tempo especial da Graça de Deus”.
Também lembrou da importância de se entender e “viver a fé como Igreja, em comunidade, numa dimensão comunitária e num processo de conversão”.