A Câmara Municipal de Limeira registrou o segundo menor custo per capita entre dez legislativos municipais com população entre 255 mil e 350 mil habitantes. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (25), durante reunião entre o presidente da Casa, vereador Everton Ferreira (PSD), e servidores do Sistema de Controle Interno.
Segundo a análise, o gasto por habitante com pessoal e custeio na Câmara de Limeira é de R$ 106,13, valor 27% inferior à média observada nos demais municípios analisados. As informações têm como base o “Mapa das Câmaras” do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), ferramenta que permite comparações entre as despesas dos legislativos paulistas.
Além dos custos, a reunião abordou dados de execução orçamentária e financeira, folha de pagamento, horas extras, além de alertas e recomendações. Os encontros com o Controle Interno ocorrem a cada dois meses, conforme Portaria nº 46/2025.
De acordo com os técnicos, o objetivo é fornecer subsídios à presidência para eventuais correções e melhorias administrativas, com base nos apontamentos do TCE-SP.