Na última segunda-feira, 17 de julho, a Câmara Municipal de Limeira deu destaque ao recebimento de ofícios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Embaixada da Espanha. Estes ofícios foram uma resposta à Moção de Apoio Nº 68/2023 protocolada em defesa de Vini Júnior, futebolista que enfrentou manifestações racistas durante uma partida na Espanha.
A Moção, originada pelo vereador Jorge de Freitas (PSD) e sancionada por todo o parlamento limeirense, enfatizou a ação corajosa do atleta que, ao ser alvo de ofensas, solicitou ao árbitro a interrupção do jogo por aproximadamente oito minutos. O impacto dessa decisão foi sentido globalmente, evidenciado por um pronunciamento do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, no exterior.
Posteriormente, a moção foi enviada a autoridades nacionais e espanholas, incluindo a Embaixada da Espanha no Brasil.
A CBF, em sua resposta, agradeceu a iniciativa de Limeira e sublinhou seu repúdio a ações racistas, referenciando a campanha “Com racismo não tem jogo”. Ednaldo Rodrigues Gomes, presidente da CBF, enfatizou a importância de responsabilizar e punir os envolvidos em tais episódios de racismo.
Por outro lado, a Embaixada da Espanha salientou a relevância da moção como um marco de desaprovação ao racismo. A embaixadora Maria del Mar Fernández-Palacios assegurou o compromisso espanhol em combater práticas discriminatórias, garantindo o bem-estar de todos em seu território.
Everton Ferreira, presidente da Câmara de Limeira, acentuou a posição da cidade contra o racismo e agradeceu às entidades pelas respostas enviadas à moção.