Os bueiros que ficam na área da Rua do Porto, em Piracicaba (SP), não suportaram a cheia do Rio Piracicaba, que nesta quarta-feira (11), de manhã, chegou a 4,91 metros, quase a ponto de extravasar, e transbordaram enchendo um trecho da Avenida Alidor Pecorari, onde ficam restaurantes, o que obriu comerciantes a tirarem seus pertences do local.
Uma das comerciantes, responsável por um quiosque, disse que na madrugada desocupou armários e geladeira, levando os produtos para casa. Ela continuou acompanhando, por meio de um site, e viu que o rio continuava subindo.
Eduardo Pivetta, que é morador do local desde 2008, informou que está pronto para mudar-se da Rua do Porto, caso o rio venha a transbordar de vez.
O diretor da Defesa Civil, Célio dos Santos, disse à equipe do Rápido No Ar, que esteve de manhã no local, que está aguardando o posicionamento da régua telemétrica, que o rio dá sinal de extravasamento a partir de 4,70 metros, mas que as medidas de contingência já estão aplicadas.
“Os moradores da Rua do Porto e outros ribeirinhos já sabem de todas as etapas com relação a possíveis extravasamentos, e a Defesa Civil está trabalhando no sentido de monitorar o aumento ou diminuição da régua telemétrica para informar aos moradores”, explicou.
De acordo com ele, a cada 30 minutos, os moradores recebem mensagens, via grupo de WhatsApp, com a medição do momento, para que possam ficar atentos e estarem precavidos caso precisem abandonar o local.




