Um dos compromissos da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, é com a sustentabilidade e a promoção de boas práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). O apoio ao desenvolvimento socioeconômico dos locais em que atua é um dos pilares estratégicos da empresa que, em 2024, realizou 90 ações socioambientais, impactando diretamente 11.730 pessoas.
As iniciativas buscaram conscientizar a comunidade sobre a importância do saneamento, além de mobilizar a sociedade para que adote ações que contribuam para o correto funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, como o descarte adequado do lixo e do óleo de cozinha.
Todas essas iniciativas da empresa são estruturadas a partir de uma avaliação detalhada dos impactos positivos e das potencialidades de cada região, reforça o coordenador de Comunicação e Sustentabilidade, Cristian Eduardo Barbosa. “Estar próximo da comunidade é essencial para promover a conscientização e fortalecer a educação socioambiental. Investir em iniciativas que empoderam as pessoas com conhecimento sobre saneamento é parte do nosso papel como agentes de transformação. As crianças, em especial, têm um papel crucial como multiplicadoras dessa conscientização”, destaca o coordenador.
As ações realizadas pela BRK em Limeira reafirmam o compromisso da concessionária com o desenvolvimento social e ambiental da região. Integrar a comunidade em iniciativas educativas e sustentáveis não apenas promove uma melhor compreensão sobre o saneamento, mas também inspira mudanças de comportamento que beneficiam toda a sociedade.
Destaques das ações realizadas
Programa Olho Vivo
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a BRK promoveu o Programa Olho Vivo, que reforça a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado. A iniciativa destacou como o descarte inadequado do óleo pode prejudicar o meio ambiente e as redes de esgoto, além de apresentar soluções sustentáveis para a reciclagem do resíduo.
De janeiro a dezembro de 2024, foram 50 palestras realizadas em escolas para 2.934 participantes, promovendo assim a coleta de mais de 3 mil litros de óleo de cozinha usado. Durante a ação, os participantes também foram orientados a armazenar o óleo em garrafas PET e levá-las a pontos de coleta específicos, contribuindo para a preservação ambiental e a eficiência da infraestrutura de saneamento.
Portas Abertas e visitas técnicas à Estação de Tratamento de Água (ETA)
Ocorre na cidade o programa Portas Abertas que é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
No total, foram 17 visitas, impactando 410 pessoas, que duraram cerca de uma hora e meia. Na primeira parte, os estudantes assistiram a uma palestra que explicou, na teoria, os processos de captação, tratamento e distribuição de água, além de receberem informações sobre a coleta e o tratamento de esgoto.
Em seguida os alunos visitaram as instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA), onde tiveram a oportunidade de observar como ocorrem na prática os procedimentos técnicos para levar água potável e de qualidade às torneiras da população limeirense. O objetivo do programa é promover a integração da comunidade local aos serviços prestados pela BRK no município e estimular o conhecimento teórico e a educação ambiental, integrando a teoria e a prática.
Além disso, foram realizadas 07 visitas técnicas conduzidas pela operação da unidade.
Concurso de Desenho “Um Mundo Mais Colorido”
Em sua décima terceira edição, o concurso “Um Mundo Mais Colorido” contou com a participação de 2.580 alunos.
A ação de educação ambiental, realizada em parceria com a Secretaria de Educação, já é tradicional em Limeira e tem por objetivo estimular a criatividade dos estudantes e fortalecer a reflexão sobre importantes temas socioambientais.
Foram selecionados doze desenhos e cada um deles ilustra um mês do calendário 2025 da concessionária. Os doze autores dos desenhos vencedores do concurso receberam como prêmios uma bicicleta, um certificado de participação e cinco exemplares do calendário.
Outras ações
Além dos destaques acima, a concessionária ainda realizou quatro ações do Laboratório Móvel Perto de Você – que leva conhecimento sobre a qualidade da água distribuída na cidade.
Nove palestras na comunidade foram realizadas, destacando a importância do saneamento e o trabalho da BRK para garantir acesso à distribuição de água e coleta, afastamento e tratamento de esgoto.
Além da Roda de Artesanato que, neste ano, contou com a participação de 30 pessoas que estiveram em oficinas sobre como confeccionar, expor e comercializar peças de crochê com fio de malha. A iniciativa promoveu assim, a transformação da vida dos moradores locais por meio do estímulo ao empreendedorismo e do aumento da empregabilidade, contribuindo para movimentar a economia local.
Agendamento de palestras e visitas
Escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras da BRK ou realizar visitas às instalações da ETA podem solicitar o agendamento enviando um e-mail para: [email protected].
Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo WhatsApp, no (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h, ou pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas. Em horário comercial, a BRK também conta com a página no Facebook para atendimentos.