A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, iniciou a utilização da água da represa Salto do Lobo como medida auxiliar na captação de água bruta da cidade. A ação faz parte do plano de contingência da empresa para o enfrentamento da estiagem e é adotada em razão da atual condição de alerta dos mananciais de abastecimento da cidade com previsão de que seja empregada até o retorno do período de chuvas e o consequente aumento do nível do rio Jaguari e do ribeirão Pinhal.
“O prolongado período sem chuvas volumosas leva à natural redução do nível de vazão do rio Jaguari e da capacidade operacional do ribeirão Pinhal. O uso da reserva de água da represa Salto do Lobo é uma medida que já foi adotada com sucesso anteriormente, nos anos de 2021 e 2022, e tem como objetivo ampliar a segurança operacional do sistema”, explica Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.
A reserva estratégica do Salto do Lobo amplia a disponibilidade de água bruta no ribeirão Pinhal, que se junta então à do rio Jaguari. Uma composição dos dois mananciais é captada e conduzida por 17 quilômetros até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Parque Hipólito.
Antes da contribuição da reserva de água do Salto do Lobo, que começou a ser utilizada na quinta-feira (03), a capacidade operacional do ribeirão Pinhal era de 62%, enquanto o mínimo necessário para operar é de 60%. Ao mesmo tempo, o rio Jaguari tinha vazão de 2 metros cúbicos por segundo, frente ao mínimo necessário de 1m³/s.
Operação utiliza sifões para transferência da água
Para a utilização da água da represa foi necessária a instalação de sifões, tubulações que permitem que a água do Salto do Lobo consiga acessar o ribeirão Pinhal, contribuindo para a manutenção do nível do manancial e possibilitando a captação contínua de água bruta.
“Com o uso da água da represa, a captação em Limeira ocorre agora 50% pelo rio Jaguari e outros 50% pelo ribeirão Pinhal. A água captada passa por todo o processo de tratamento na ETA, seguindo rigorosos controles de qualidade, e só depois é distribuída pelo sistema público”, destaca o gerente.
Volume de chuvas segue 47% abaixo de 2023
Em 2024, Limeira vivencia um cenário com 47% menos chuvas do que o registrado em 2023 e 32% inferior à média histórica apurada desde 2013, resultado de uma estiagem que começou antes do previsto e que já tem perspectiva de se prolongar até novembro.
Ao longo dos últimos meses, a concessionária deu início às ações do plano de contingência, que inclui, por exemplo, a reconstrução do enrocamento no ponto de captação – um muro de pedras que eleva o nível do rio. Além disso, foram intensificadas as trocas de redes antigas por novas, para diminuir os casos de rompimento, e as ações de caça-vazamentos invisíveis, para combater as perdas de água tratada, além de outras ações e investimentos para segurança da qualidade da água no período.
Também têm sido implementadas ações de conscientização por meio de conteúdos divulgados à imprensa, spots em emissoras de rádio e publicidades em sites e jornal impresso do município.
Jogando Junto pela Água
A BRK mantém ainda, desde 2021, a campanha Jogando Junto pela Água, que divulga informações relevantes no site www.jogandojuntopelaagua.com.br sobre o consumo responsável por meio de atitudes conscientes.
Entre as ações apontadas, fechar a torneira ao ensaboar a louça ou escovar os dentes, reduzir o tempo de banho, reaproveitar a água da máquina de lavar para a limpeza de quintais e evitar atividades como a lavagem de carros ou, quando isso não for possível, substituir a mangueira por baldes.
No site também é possível acompanhar as condições dos mananciais de abastecimento, que são atualizadas semanalmente, e do volume mensal de chuvas que caíram sobre a cidade.
Contato com o cliente 24h
A concessionária também disponibiliza canais de atendimento ao cliente, como o telefone 0800 771 0001, que funciona 24h todos os dias da semana; o WhatsApp (11) 99988-0001, que responde de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h, ou ainda o Minha BRK (por aplicativo ou no www.minhabrk.com.br) no qual é possível obter informações e solicitar serviços.