A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, executou em 2022 a limpeza preventiva de 145 quilômetros de redes de esgoto na cidade.
“A lavagem preventiva das redes coletoras é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, reduz a probabilidade de obstruções, que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais. Por isso, temos a preocupação de intensificar esse trabalho ano após ano”, explica Rogério Limeira, gerente de operações da companhia.
Para a identificação dos pontos que vão passar pela ação preventiva, a equipe técnica analisa, por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information System), os trechos com maior incidência de serviços, além de realizar vistorias preventivas em poços de visita.
A partir da definição dos locais, um caminhão com equipamento hidrojato é utilizado na limpeza. “Uma mangueira de até 120 metros de comprimento, com alta pressão de água, é introduzida na rede de esgoto. A água em alta pressão quebra as placas de gordura que se acumulam nas redes e esse material, junto com todo o lixo e demais resíduos sólidos, é sugado para o caminhão”, complementa o gerente.
A execução desse trabalho reflete diretamente na prevenção e redução dos casos de entupimentos de redes e ramais. De janeiro a dezembro de 2021, por exemplo, foram 645 casos de desobstruções registrados, contra 515 em 2022. Isso significa uma redução de 13% e o menor número desde o início da concessão.
“Por meio das limpezas preventivas é possível identificar e minimizar a chance de possíveis problemas nas tubulações, evitando ocorrências operacionais mais graves”, complementa Lima.
Lixo na rede de esgoto
Vale ressaltar que o aumento de volume nas redes ocorre tanto por conta da mistura indevida da água da chuva (ligações irregulares) com a rede coletora de esgoto, quanto pelo descarte irregular de lixo nas redes.
“A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido, e um dos maiores desafios enfrentados pela BRK em Limeira é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais”, explica o gerente.
Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados, dentro das tubulações, materiais como restos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos, fraldas descartáveis etc.), que ocasionam a obstrução da rede. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.
Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das Estações elevatórias de Esgoto (EEEs) e de Estações Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade.
Atendimento 24h
A BRK mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24h/dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que são realizadas rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.
Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo WhatsApp, no (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h, ou pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas.