Os resultados alcançados no saneamento básico de Limeira foram reconhecidos e premiados pelo Instituto Trata Brasil na 9ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, evento organizado pela entidade e que foi realizado no auditório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo (SP), na quarta-feira (13). Sob gestão da BRK, concessionária responsável pelos serviços no município, a cidade foi classificada como a segunda melhor de todo o país no Ranking do Saneamento 2025.
O prêmio prestigia os municípios que estão avançando nos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SINISA) de 2023. As informações são consolidadas no Ranking do Saneamento 2025, que foi publicado pelo Instituto Trata Brasil. Limeira subiu duas posições em relação à apuração anterior, divulgada em 2024.
Na premiação, a BRK foi representada pelo diretor presidente na Regional São Paulo, José Mário Ribeiro, que destacou o pioneirismo de Limeira como fundamental para o sucesso alcançado no saneamento. Em junho, a cidade completou três décadas desde a concessão dos serviços à iniciativa privada. Limeira foi a primeira cidade do Brasil a adotar o modelo.

“Fizemos um estudo recente dos 30 anos de atuação na cidade que nos trouxeram dados impressionantes. Entre eles, o baixíssimo número de internações por conta de doenças de veiculação hídrica, que são agravadas pela falta de saneamento. Enquanto em Limeira tivemos uma taxa de 1,8 caso a cada 10 mil habitantes, no Estado de São Paulo o número é de 4,5 e, no Brasil, acima de 9 casos”, exemplifica o diretor.
Futuro de responsabilidade e compromisso
José Mario fez questão ainda de apontar para o futuro e destacar que a concessionária se mantém atenta às necessidades de uma cidade que cresce a cada dia e, em meio a mudanças drásticas do clima, planeja o futuro com segurança no abastecimento de água tratada. O diretor da BRK Regional São Paulo fez questão de mencionar a preocupação da concessionária com a sustentabilidade hídrica e sua atuação responsável frente ao tema.
“Captamos em 2025 no nosso manancial praticamente a mesma quantidade de água que captávamos no início da concessão. Fazemos isso porque investimos na busca constante pela eficiência operacional, baixando os índices de perdas ano após ano com ações preventivas como, por exemplo, a caça por vazamentos invisíveis e a implementação de ferramentas que nos permitem administrar nossa rede de distribuição e minimizar a perda de água tratada”, explica.
Prêmio reuniu as 3 principais cidades do ranking
A entrega do Prêmio Casos de Sucesso contou com painéis de debate relacionados a três temas, entre eles o que reuniu os destaques do Ranking do Saneamento de 2025. José Mario e o prefeito de Limeira, Murilo Félix, puderam explanar aos demais participantes sobre as ações que projetaram o município ao sucesso no saneamento básico e dividiram o palco com representantes de Campinas e de Niterói, no Rio de Janeiro, as outras duas cidades que compõem o atual top 3 no segmento.




