No mês de abril, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, realizou novas ações no município com o objetivo de levar conhecimento sobre saneamento para a população. No total, 479 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram das ações.
Uma dessas atividades é o programa Portas Abertas. No período, foram realizadas três visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA), no Parque Hipólito, nas quais 78 alunos do 5º ano das escolas municipais “Tenente Aviador” e “Maria Aparecida Luca Moore”, participaram de uma palestra que explica na teoria os processos de captação, tratamento e distribuição de água, além de receberem informações sobre a coleta e o tratamento de esgoto.
Em seguida, os alunos visitaram as instalações da ETA e tiveram a oportunidade de observar como ocorrem na prática os procedimentos técnicos para levar água potável e de qualidade às torneiras da população limeirense. O objetivo é promover a integração da comunidade local aos serviços prestados pela BRK no município e estimular o conhecimento teórico e a educação ambiental, integrando teoria e prática.
Também foi realizada uma visita técnica à estação por alunos e docentes da Faculdade de Tecnologia da Unicamp. A experiência foi importante para que eles vissem de perto como funciona todo o processo de tratamento da cidade.
Laboratório Móvel Perto de Você
Ainda em abril, a concessionária realizou uma ação com o “Laboratório Móvel Perto de Você”, na Escola Estadual “Professora Leontina Silva Busch”, no bairro Parque Residencial Abilio Pedro. O objetivo foi levar conhecimento sobre a qualidade da água distribuída no município, oferecendo a oportunidade de os alunos e professores acompanharem in loco análises e esclarecer dúvidas sobre a água distribuída no município.
A ação contou com a participação de 90 estudantes e seus docentes.
Programa Olho Vivo
O programa Olho Vivo é uma das ações de sustentabilidade desenvolvidas pela BRK na qual alunos das escolas do município são orientados e incentivados a dar destinação correta ao óleo de cozinha usado, um dos grandes vilões da contaminação dos recursos hídricos e de entupimentos nas redes de esgoto. As crianças, com faixa etária em torno de oito anos, ouvem uma palestra sobre conscientização ambiental e atuam como agentes propagadores da lição a familiares, amigos e à comunidade como um todo.
No último mês foram realizadas quatro palestras em escolas municipais, totalizando a participação de 233 alunos.
Ao longo do mês, foram recolhidos 321 litros de óleo que foram destinados corretamente, preservando o meio ambiente.
Palestras na comunidade
Para conscientizar a população sobre o uso correto das redes de esgoto, foram realizadas duas palestras “Lixo Zero na Rede” para funcionários de um supermercado da cidade que contou com a participação de 51 pessoas. Os participantes foram orientados quanto a importância de não jogar lixo nas redes coletoras, dar a destinação correta ao óleo de cozinha usado e de separar as redes de águas pluviais das tubulações de esgoto.
Para levar conhecimento sobre a operação do sistema de abastecimento de água, uma palestra foi realizada na Faculdade de Tecnologia da Unicamp para 22 alunos. Eles aprenderam sobre como funciona todo o processo de tratamento de água, desde a captação até a distribuição nos imóveis.
Agendamento de palestras
As palestras sobre o sistema de abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário podem ser realizadas em instituições de ensino público/privado, empresas, entidades e associações do município que tiverem interesse, seja de maneira online ou presencial.
Os interessados podem solicitar o agendamento enviando um e-mail para: [email protected].