A BRK, concessionária responsável por serviços de água e esgoto de Limeira, realiza desde abril deste ano, palestras para estudantes do município com o objetivo de orientar e conscientizar sobre os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade. Desde o início do programa, foram realizadas palestras educativas para um público de mais de 300 pessoas, entre alunos e professores, de escolas municipais. As atividades ocorreram por meio do programa de educação ambiental chamado “Olho Vivo”, que busca incentivar os limeirenses a realizarem o descarte adequado do óleo de cozinha usado, um dos principais vilões do meio ambiente e das redes de esgoto.
Olho Vivo
O óleo de cozinha, ao ser despejado irregularmente em pias, tanques ou vasos sanitários, fica retido em forma de gordura nas tubulações, causando sérios problemas. Isso porque o sistema público de esgotamento sanitário de uma cidade é dimensionado e construído com objetivo de coletar, afastar e tratar, exclusivamente, os esgotos domésticos gerados por sua população (residências, escolas, comércios, indústrias etc.). O óleo encrustado e solidificado nas tubulações de esgoto dificulta a passagem do efluente e pode causar o entupimento das redes.
“O objetivo é conscientizar os alunos quanto aos principais problemas causados pelo descarte irregular de resíduos nas redes de esgoto, entre eles o extravasamento de esgoto, tendo como possível consequência o retorno para dentro dos imóveis”, explica Thaís Cortina, gerente de comunicação e sustentabilidade da BRK em Limeira.
Com a destinação adequada, o óleo de cozinha usado pode ser reaproveitado como matéria-prima em indústrias da região que o utilizam para produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel. As palestras desse programa, orientam à população para o descarte do resíduo nos pontos de coleta do município.
Com menos de três meses do projeto, já foram recolhidos 24 litros de óleo em nossos pontos de coletas. Ao todo são 12 pontos de coleta, sendo nove escolas municipais, Secretaria Municipal da Educação, Estação de Tratamento de Água (ETA) e Loja de Atendimento da BRK em Limeira.
Participar do projeto é simples. Confira abaixo:
1. Após o uso (fritura dos alimentos), espere o óleo esfriar;
2. Armazene o óleo em garrafas plásticas (ou PET), de preferência transparentes;
3. Use um funil na boca da garrafa para despejar o óleo;
4. Feche bem a tampa para evitar vazamentos;
5. Guarde a garrafa com óleo em lugar protegido e arejado, longe do sol e do calor;
6. Assim que a garrafa estiver cheia, leve-a até a escola municipal ou ponto de coleta mais próximo da sua casa e deposite no coletor do projeto.
A cada mês o programa tem avançado com a implantação de mais pontos de coleta. Confira os pontos de coletas já instalados no site: https://www.brkambiental.com.br/limeira/coleta-de-oleo-1