A BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento em Limeira, realizou na noite de terça-feira, dia 10, uma palestra aos alunos do curso de engenharia da Unip (Universidade Paulista) sobre os processos de tratamento de água e de esgoto realizados no município. Ao todo, 120 estudantes participaram da apresentação ministrada pelo supervisor de operações de água e esgoto da empresa, Gilberto Coelho.
Durante a palestra, os estudantes puderam aprender sobre todo o processo de tratamento da água que abastece os imóveis de Limeira. Desde a captação no rio Jaguari e no ribeirão Pinhal, mananciais que atendem a cidade, passando pelo tratamento do produto que chega na sua forma bruta à Estação de Tratamento de Água (ETA) até a distribuição pelas redes e adutoras, que levam a água de qualidade e potável aos reservatórios e torneiras de toda a cidade.
Da mesma forma, Coelho explicou sobre os processos de coleta e tratamento do esgoto gerado no município antes da devolução à natureza, nos corpos receptores, em condições adequadas e respeitando a legislação ambiental.
Em Limeira, 100% dos imóveis da área urbana são atendidos pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto desde 2011, quando os serviços foram universalizados. Um cenário muito diferente do início da concessão, em 1995, quando apenas 2% do esgoto gerado recebia o devido tratamento, e da realidade nacional, em que somente 51,2% do esgoto é tratado segundo o Instituto Trata Brasil.
Controle de qualidade com análises laboratoriais
Coelho citou ainda o rígido controle realizado pela BRK quanto aos padrões de qualidade da água produzida – considerando 105 parâmetros – e do esgoto tratado, realizado por meio de análises laboratoriais diárias. Somente no primeiro semestre deste ano foram mais de 46 mil amostras de água e quase 8 mil de esgoto tratado analisadas. Ele também desmitificou informações difundidas erroneamente sobre potabilidade e a presença de cloro na água.
“É importante levar o conhecimento sobre tratamento de água e esgoto aos alunos, em especial aos de engenharia, uma vez que muitos deles em breve podem inclusive estar atuando diretamente no setor de saneamento. Além disso, essa proximidade permite que eles não apenas obtenham informações relevantes sobre como todo o processo é controlado e rigoroso, mas também disseminem essas informações nas comunidades das quais fazem parte”, destaca Thaís Cortina, gerente de
sustentabilidade da BRK.
Para receber palestras da BRK
As escolas, instituições ou empresas que tiverem interesse em receber as palestras da BRK podem fazer contato com a concessionária por meio do e-mail [email protected].