A BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento em Limeira, inicia o segundo semestre do ano com a limpeza concluída em três, dos nove reservatórios de água tratada da cidade que fazem parte da programação de ações de 2023. As unidades que já receberam o serviço foram os reservatórios Mogi Mirim, Limeirense e Novo Mundo. Em outros seis pontos de reservação, o serviço faz parte do planejamento para ser realizado até o final do ano.
A limpeza dos reservatórios é uma boa prática preventiva adotada pela BRK, que tem como objetivo complementar o controle da qualidade da água que abastece todos os imóveis do município. O serviço teve início em maio a partir do reservatório Mogi Mirim, que fica na avenida Major José Levy Sobrinho e atende as regiões da Granja Machado e Porto Real. O local tem capacidade de reservação de dois milhões de litros de água.
Em seguida foi realizada em junho, a limpeza do reservatório Novo Mundo. Localizado na Rua da Imprensa e com capacidade de cinco milhões de litros de água, a unidade atende as regiões dos bairros Victor D’Andrea (Cecap), Parque Novo Mundo, Jardim Gustavo Pecinini e Residencial Santa Eulália.
E logo na primeira semana de julho foi realizada a intervenção no reservatório Limeirense que tem capacidade para armazenar quatro milhões de litros de água e fica localizado na avenida Dr. Lauro Correa da Silva. A unidade atende as regiões dos bairros Jardim do Lago, Jardim Aeroporto, Residencial Graminha 1,2 e 3 e Residencial Antonio Simonetti.
Mais seis ações programadas para o semestre
Vale destacar que, para que a limpeza preventiva seja realizada, o reservatório precisa ser esvaziado e por isso a programação ocorre em dias e horários especiais e em razão disso, a população é comunicada previamente conforme programação de ações definidas.
Para o segundo semestre, o cronograma da concessionária prevê a limpeza de outros seis reservatórios. A maior parte deles em setembro, quando acontecem as intervenções nas unidades Duque de Caxias, Ragazzo, Olga Veroni e Reservatório São Paulo. O planejamento ainda prevê ações para os reservatórios ETA 1, em outubro, e Hortência, em novembro.
“Além de assegurar a qualidade da água reservada, durante as ações de limpeza a estrutura dos reservatórios, tanto interna quanto externa, também passa por análise de especialistas. O objetivo é garantir que todos eles estejam em corretas condições, ampliando a segurança operacional e reforçando o compromisso da companhia em entregar um produto dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela legislação”, destaca Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.
Como funciona a limpeza
A limpeza dos reservatórios é realizada com hidrojateamento de água, porque proporciona mais agilidade e eficiência. No final, há o processo de desinfecção da unidade e, posteriormente, antes que a água armazenada seja distribuída, há o controle da qualidade com a realização de análises físico-químicas e microbiológicas. A limpeza tem duração média de quatro horas, e requer o trabalho de diversos profissionais da companhia.
Dúvidas e solicitação de serviços
Em caso de dúvidas ou necessidade de solicitação de serviços, a BRK disponibiliza o telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas e tem ligação gratuita, e o WhatsApp (11) 99988-0001, que responde de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h.