A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, encerra 2025 com um conjunto significativo de obras concluídas e em andamento em diferentes regiões da cidade. As ações reforçam o compromisso da empresa em modernizar o sistema de saneamento, ampliar a segurança operacional e acompanhar o crescimento do município.
Ao longo do ano, intervenções estruturantes foram realizadas tanto no abastecimento de água quanto no tratamento de esgoto, contemplando desde a recuperação de unidades essenciais até a implantação de novas tecnologias.
Principais obras concluídas

Uma das entregas foi a recuperação completa do decantador da Estação de Tratamento de Esgoto Tatu (ETE Tatu), unidade responsável por 77% do tratamento de esgoto da cidade. A obra incluiu hidrojateamento de ultra pressão, reconstrução de pilaretes, nivelamento do trilho de rodagem e aplicação de microconcreto de alto desempenho. O resultado foi a recuperação integral da estrutura e a garantia da continuidade segura do processo de tratamento.
Na ETE Tatu também foi concluída a substituição das comportas do tratamento preliminar, ampliando a segurança, o controle operacional e a precisão na chegada do efluente bruto.
No abastecimento, a implantação da nova adutora Novo Mundo–Limeirense marcou um avanço para a região Sudoeste. A obra interligou o Centro de Reservação Novo Mundo ao Limeirense, por meio de uma tubulação de 400 milímetros e com 2,8 quilômetros de extensão, incluindo uma travessia aérea complexa sobre o Córrego da Bovinha. A entrada em operação em dezembro ampliou a capacidade do sistema, garantindo mais segurança hídrica para 71 bairros com aproximadamente 95,2 mil habitantes.

Outro grande destaque foi a implantação de novo sistema de bombeamento de água tratada, denominado Booster do Gino, com a instalação de novos conjuntos motobomba, totalmente automatizados, aumentando a capacidade de bombeamento da região Noroeste da cidade em mais 50 litros por segundo (L/s), beneficiando cerca de 20 mil moradores de 36 bairros
No tratamento de esgoto, a BRK finalizou a recuperação da lagoa da ETE Lopes, revitalizando uma área de mais de 1.100 metros quadrados (m²) com instalação de geomembrana PEAD (uma manta plástica muito resistente, usada para revestir o solo e impedir que líquidos contaminados passem para o terreno) e sistemas de drenagem de gases (que servem para coletar, controlar e liberar com segurança esses gases produzidos no subsolo). A intervenção eliminou riscos ambientais e garantiu impermeabilização total, fortalecendo a segurança do processo.
Também foram concluídas as obras de recuperação estrutural e impermeabilização dos reservatórios Portal das Rosas e Alvorada, que tiveram suas estruturas tratadas, resultando no aumento da reservação geral, garantindo assim mais segurança operacional ao sistema de distribuição.
Outra entrega importante foi a Travessia São Clemente, construída com estruturas metálicas e pilares em concreto para permitir a passagem de redes de esgoto sobre áreas de vale sem impacto ambiental. A solução assegurou a interligação de redes críticas e a preservação das áreas verdes.
Obras em andamento
Entre as intervenções que seguem em execução está a implantação dos novos leitos de deságue de lodo com tecnologia Geobags, na ETE Tatu. Essa tecnologia moderniza o sistema de secagem de lodo gerado no sistema de tratamento do esgoto. Ou seja, é uma tecnologia que otimiza a gestão de resíduos de forma mais rápida e eficiente, contribuindo com o meio ambiente. A previsão é que a obra seja concluída até o próximo mês.
A BRK também avança com a desmobilização da antiga Estação de Tratamento de Esgoto Graminha (ETE Graminha), que passa por terraplanagem e remediação ambiental, incluindo a remoção de passivos antigos e preparação do terreno para uma futura estação elevatória. A intervenção contempla o plantio de 2.300 mudas de árvores nativas e integra o planejamento de expansão do sistema para 2026.
Compromisso com Limeira
O conjunto das obras realizadas ao longo de 2025 demonstra o compromisso contínuo da BRK em garantir eficiência, segurança e inovação operacional.
“Ao longo deste ano, avançamos em frentes importantes para fortalecer a confiabilidade do sistema e garantir serviços com ainda mais inovação e qualidade para a população. Seguimos trabalhando de forma contínua na modernização da infraestrutura, sempre alinhados às necessidades da cidade e ao seu ritmo de desenvolvimento”, destaca Caio Guirau, coordenador de obras da BRK em Limeira.




