A água distribuída pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, segue os mais elevados padrões de qualidade estabelecidos no Brasil. Antes de chegar aos imóveis, uma grande quantidade de procedimentos é realizada pela concessionária, todas em conformidade com as diretrizes de potabilidade determinadas pela Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, órgão que define os padrões de controle, vigilância e qualidade da água.
Um reflexo disso é que, em 100% das análises realizadas no primeiro semestre de 2024, os resultados apontaram que o produto atende e supera plenamente às exigências legais quanto à sua potabilidade, reforçando o compromisso da empresa com o rigoroso controle de qualidade em todo o processo.
Para se ter uma ideia, são realizadas, em média, 7.957 análises mensais no sistema de abastecimento, sendo 1.418 somente na rede de distribuição, ou seja, na chegada da água nos imóveis. Essa quantidade é 45% maior que a prevista pela legislação. Um rigoroso processo de tratamento é o que garante que a água bruta captada nos rios (Jaguari e Pinhal), após tratamento, possa ser consumida, sem riscos, à população.
As análises foram realizadas com amostras de todas as etapas, desde a água bruta captada dos mananciais que abastecem o município, durante o processo de tratamento, depois de tratada e do produto final distribuído e que chega aos clientes.
“A maneira como conduzimos nossos processos de controle da qualidade visa a garantia da excelência do produto entregue aos clientes. Assegurar que a água atenda sempre aos padrões de potabilidade exigidos por lei é uma responsabilidade que nos leva a demandar trabalhos contínuos, com profissionais qualificados e processos rigorosos”, afirma Alexandre Leite, gerente de operações da BRK.
Relatório Anual de Qualidade da Água
A população pode acompanhar os resultados das análises mensais feitas pela própria concessionária e também por laboratórios terceirizados em relatórios disponibilizados para consulta no site www.brkambiental.com.br/limeira. A BRK também disponibiliza anualmente um relatório de qualidade da água, no qual são divulgados os resultados das análises de potabilidade realizados sempre no ano anterior. O relatório de 2023 está disponível desde março.
Laboratório Móvel
Em casos de dúvidas sobre a qualidade da água, a BRK disponibiliza seus canais de atendimento. O telefone 0800 771 0001 tem ligação gratuita e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Se preferir, o cliente ainda pode utilizar o WhatsApp (11) 99988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h, e aos sábados, das 8 às 14h.
Por meio desses canais, os clientes podem solicitar também uma visita do Laboratório Móvel, um veículo adequado e equipado com equipamentos laboratoriais, que efetua coletas e análises nos imóveis dos clientes com testes que comprovam e asseguram a potabilidade da água consumida. Os parâmetros avaliados são pH, condutividade, temperatura, cloro residual livre, turbidez e cor aparente. Em todos os casos, o resultado da análise é imediato.