O brasileiro Samuel Luiz Muñiz, de 24 anos, foi espancando até a morte no último sábado (3) em La Coruña, na Espanha. O jovem, que é homossexual foi encontrado inconsciente próximo de uma boate, no noroeste do país.
Segundo informações de uma amiga do brasileiro, Samuel havia saído da boate que estava para fumar e falar ao telefone, quando foi atacado inicialmente por um rapaz que estava com uma mulher e que lhe agrediu, pois achava que estava sendo filmado. Poucos minutos depois, o mesmo homem retornou com um grupo de dez pessoas, que o espancou até a morte.
Uma equipe de resgate foi acionada no local, e não conseguiram reanimá-lo.
Samuel, que era auxiliar de enfermagem nasceu no Brasil e com um ano foi para a Espanha, onde viveu toda adolescência.
Nesta segunda-feira (5), grandes manifestações foram registradas no país catalão para denunciar o crime de homofobia. Os manifestantes pediam justiça por Samuel. Entre outras faixas, com frases “Acabem com a homofobia” e “Eles estão nos matando”.
Até o momento, nenhum agressor foi preso. Segundo o Ministro espanhol Fernando Grande-Marlaska, “Nenhuma hipótese está excluída, nem crime de ódio, nem qualquer outro”, completou o Ministro.