Brasil e Paraguai se enfrentam hoje, às 21h45, na Neo Química Arena, em São Paulo. O confronto, válido pela 16ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, terá transmissão da TV Globo e Sportv.
O confronto contra o Paraguai marca a estreia de Carlo Ancelotti à frente da Seleção Brasileira em território nacional. Após o empate sem gols com o Equador, na última quinta-feira, em Guayaquil, o técnico italiano terá seu primeiro contato com a torcida.
O Brasil ocupa a quarta colocação das Eliminatórias Sul-Americanas com 22 pontos. Já o Paraguai está em terceiro lugar, com 24. A seleção brasileira pode carimbar a vaga para a Copa do Mundo se vencer e a Venezuela perder para o Uruguai, em Montevidéu.
O Paraguai vive ótima fase desde a chegada de Gustavo Alfaro. O treinador argentino soma cinco vitórias e quatro empates. Neste período, a equipe chegou a vencer Argentina, Uruguai e o próprio Brasil.
Após cumprir suspensão na última rodada, Raphinha retorna ao time titular no lugar de Estevão. O atacante do Barcelona é uma mudança importante na busca pela melhora das ações ofensivas. Nas Eliminatórias são cinco gols em dez participações, sendo o artilheiro do país. Além disso, é o segundo garçom do elenco nesta campanha com dois passes para gols.
Outras duas mudanças são Gabriel Martinelli no lugar de Gerson e Matheus Cunha na vaga de Richarlison.
Segundo o Lance, Brasil e Paraguai têm um longo histórico de confrontos no futebol, com ampla superioridade da equipe canarinho. Em 84 partidas disputadas entre as seleções, os brasileiros somam 50 vitórias, contra apenas 11 dos paraguaios. Outros 22 encontros terminaram empatados.
Quando o mando de campo é brasileiro, o domínio se acentua. Em 34 jogos disputados em solo nacional, a seleção venceu 24 vezes, sofreu apenas uma derrota e empatou nove. Essa única vitória paraguaia em território brasileiro ocorreu em um amistoso realizado em 2002, na Arena Castelão, em Fortaleza.
Pelas Eliminatórias o retrospecto também é amplamente favorável ao Brasil. O Paraguai jamais venceu como visitante nesse tipo de competição. A vitória mais recente dos paraguaios, no entanto, aconteceu em setembro de 2024, em Assunção. Na ocasião, os donos da casa venceram por 1 a 0, com gol do meio-campista Diego Gómez. Dorival Júnior era o técnico da Seleção Brasileira naquela partida.

Situação
A 16ª rodada terá hoje: 17h – Bolívia x Chile; 20h – Uruguai x Venezuela; 21h – Argentina x Colômbia; 21h45 – Brasil x Paraguai e 22h30 – Peru x Equador.
A classificação está assim: 1) Argentina 34, 2) Equador e Paraguai 24, 4) Brasil 22, 5) Uruguai e Colômbia 21, 7) Venezuela 18, 8) Bolívia 14, 9) Peru 11 e 10) Chile 10.
Resultados da 15ª rodada: Paraguai 2 x 0 Uruguai, Equador 0 x 0 Brasil, Chile 0 x 1 Argentina, Colômbia 0 x 0 Peru e Venezuela 2 x 0 Bolívia.
Brasil x Paraguai
Brasil – Alisson; Vanderson, Marquinhos, Alexsandro e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães e Raphinha; Gabriel Martinelli, Matheus Cunha e Vinícius Júnior. Técnico – Carlo Ancelotti.
Paraguai – Gatito Fernández; José Cáceres, Gustavo Gómez, Omar Alderete e Júnior Alonso; Matías Galarza, Diego Gómez, Andrés Cubas e Miguel Almirón; A. Sanabria e Julio Enciso. Técnico – Gustavo Alfaro.
Árbitro – Jesús Valenzuela (VEN)
Local – Neo Química Arena, às 21h45.




