A Seleção Brasileira entra em campo hoje, às 21h30, para enfrentar o Chile, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A partida terá transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo canal SporTV.
Já classificado para o Mundial, o Brasil busca garantir o segundo lugar na tabela. Com 25 pontos, a equipe comandada por Carlo Ancelotti ocupa atualmente a terceira colocação.
O Equador, que tem a mesma pontuação, leva vantagem no saldo de gols (8 x 5). A Argentina, com 35 pontos, já assegurou o título simbólico das Eliminatórias e não pode mais ser alcançada.
O confronto no Maracanã vai marcar a despedida da seleção em território nacional antes da Copa do Mundo, que será disputada nos Estados Unidos, no México e no Canadá. A CBF planeja disputar seis amistosos fora do país.
A equipe deve jogar no Japão e na Coreia do Sul em outubro, e outras datas estão previstas para novembro deste ano e março de 2026, com partidas programadas para a Europa.
Essa será a segunda Data FIFA da seleção com o italiano Carlo Ancelotti à frente do time. Nas duas primeiras partidas, o Brasil obteve um empate sem gols contra o Equador e uma vitória por 1 a 0 contra o Paraguai. Com os últimos resultados, o Brasil garantiu sua classificação para a Copa do Mundo.
O treinador precisou lidar com alguns cortes na lista principal em razão de lesões. Alex Sandro, Joelinton, Matheus Cunha e Vanderson deixaram o elenco por problemas médicos. Para os seus lugares foram chamados Vitinho (Botafogo/RJ), Jean Lucas (Bahia) e Samuel Lino (Flamengo).
O Brasil ainda terá a Bolívia, terça-feira, às 20h30, no Estádio Municipal de El Alto, a uma altitude de 4.090 metros acima do nível do mar.
Sem chances de classificação, o Chile quer aproveitar a Data Fifa para iniciar sua reformulação para o próximo ciclo. O selecionado somou apenas dez pontos em 16 rodadas e vem de um revés para a Bolívia por 2 a 0, pela última partida.
Logo após o duelo, a Federação Chilena anunciou a demissão do técnico Ricardo Gareca. Nicolás Córdova vai comandar interinamente o time nestes dois últimos jogos. Uma das novidades é o jovem zagueiro Iván Román, do Atlético-MG, que vai representar pela primeira vez sua seleção.

Situação
A 17ª rodada terá hoje, às 20h30 – Uruguai x Peru, Colômbia x Bolívia, Paraguai x Equador e Argentina x Venezuela. E às 21h30 – Brasil x Chile.
A classificação ficou assim: 1) Argentina 35, 2) Equador e Brasil 25, 4) Uruguai e Paraguai 24, 6) Colômbia 22, 7) Venezuela 18, 8) Bolívia 17, 9) Peru 12 e 10) Chile 10.
Na rodada passada; Bolívia 2 x 0 Chile, Uruguai 2 x 0 Venezuela, Argentina 1 x 1 Colômbia, Brasil 1 x 0 Paraguai e Peru 0 x 0 Equador.
Brasil x Chile
Brasil – Alisson, Wesley, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Raphinha, Estêvão, João Pedro e Gabriel Martinelli. Técnico – Carlo Ancelotti.
Chile – Brayan Cortés; Hormazábal, Igor Lichnovsky, Kuscevic e Suazo; Echeverría, Marcelino Núñez e Osorio; Assadi, Cepeda e Alexis Sánchez. Técnico – Nicolás Córdova.
Árbitro – Alexis Herrera (Venezuela)
Local – Maracanã, às 21h30.
Total de jogos: 76
Vitórias do Brasil: 54
Empates: 14
Vitórias do Chile: 8
Gols marcados (Brasil): 172
Gols marcados (Chile): 62




