A Seleção Brasileira Sub-23 conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, acabando com um jejum de 36 anos.
E a final no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, foi contra os donos da casa, que abriram o placar com Guerrero. O gremista Ronald deixou tudo igual e a decisão foi para as penalidades máximas. Foi então que brilhou a estrela do goleiro Mycael, do Athletico/PR, que defendeu uma cobrança e converteu a última, na vitória por 4 a 2.
Neste Pan o Brasil venceu os EUA por 1 a 0, a Colômbia por 2 a 0 e Honduras por 3 a 0, na primeira fase. Nas semifinais passou pelo México por 1 a 0.
O Brasil não conquistava o ouro desde 1987, quando venceu o mesmo Chile por 2 a 0, em Indianápolis, nos Estados Unidos, com gols de Washington e Evair.
Os outros títulos do Brasil foram nas edições de 1963 (Brasil), 1975 (México), 1979 (Porto Rico) e 1987 (EUA). O Chile jamais ganhou o ouro nesta competição.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, fez um agradecimento especial ao técnico Ramon Menezes. Ele conquistou também neste ano o Sul-Americano Sub-20 e vai disputar em janeiro o Torneio Pré-Olímpico.