Durante entrevista ao programa Conexão no Ar, do Rápido no Ar, desta segunda-feira (29), o prefeito Mário Botion declarou que aglomerações envolvendo churrascos em áreas de lazer estarão sujeitas a multa.
Botion reiterou que somente no domingo (28), 23 estabelecimentos foram autuados e organizadores e proprietários foram notificados. “Quem alugou seu espaço para qualquer tipo de evento, também está sendo multado”, disse.
No último mês, a cidade de Limeira enfrentou um grande aumento no número de casos positivos do coronavírus e em consequência um aumento expressivo na taxa de letalidade e também na ocupação de leitos. Mesmo com todos os números preocupantes na crescente, diversas festas e aglomerações foram flagradas na cidade e, de acordo com Botion, a fiscalização deve ser mais rígida. “A fiscalização está sendo bem rigorosa, principalmente para evitar essas aglomerações de qualquer natureza. Esse é o foco da nossa fiscalização”, completou.
No último sábado (27), a Prefeitura fiscalizou aglomerações e a abertura de estabelecimentos comerciais cuja atividades são consideradas não essenciais. Foram 23 notificações de fechamento de comércios e sete autuações, a maior parte em festas familiares.
A ação contou com fiscais da Divisão de Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária, Tributário e Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, e apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM). A fiscalização é baseada no Decreto Municipal 232/2020, que suspendeu a flexibilização da quarentena para estabelecimentos não essenciais e proíbe festas com aglomeração de pessoas – nesse caso, tanto proprietário do imóvel como organizador são multados. Denúncias devem ser feitas no 156, 153 e 190.