A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal (GCM), lançou um aplicativo para reforçar a segurança nas escolas da cidade. O prefeito Mario Botion apresentou a novidade para gestores das redes estadual e particular de ensino em um encontro realizado no Teatro Nair Belo nesta quinta-feira (14). O aplicativo já está sendo utilizado pela rede municipal.
O sistema funciona da seguinte forma: três pessoas de cada escola podem usar o aplicativo em seus celulares. Em casos graves, elas podem efetuar um alerta, que será atendido de forma imediata na central de operações da GCM. Por meio do GPS, viaturas serão acionadas para se dirigirem às escolas.
Durante o encontro, o prefeito destacou que o momento é preocupante e que diversas medidas estão sendo adotadas pela Prefeitura para garantir a segurança da população. Ele ressaltou, no entanto, a importância de manter o equilíbrio e confiar nas instituições.
Além do aplicativo, outras ações estão sendo adotadas para reforçar a segurança nas escolas de Limeira. Entre elas, estão a ronda escolar diária nas escolas com GCMs interagindo com diretores e professores, a ampliação do quadro de GCMs por meio de concurso público, uma lei a ser aprovada pela Câmara para permitir que GCMs atuem fora do expediente para reforçar a segurança nas escolas, a Lei Delegada, que permitirá que PMs também atuem fora de sua jornada, a partir de convênio com o governo estadual.
Os gestores das redes estadual e particular de ensino receberam bem as iniciativas e destacaram a importância de garantir a segurança dos alunos e profissionais da educação.
As ações que estão sendo tomadas são excelentes. Passam muita confiança.
João Antônio de Oliveira Filho, gestor de escola particular.
O encontro também contou com a presença da vice-prefeita, Erika Tank, dos secretários municipais André de Francesco (Educação) e Sérgio Moreira (Comunicação Social) e de vereadores.