Cansado, mas feliz pelas conquistas da Taça Libertadores da América pela primeira vez e do Brasileirão após 29 anos, o Botafogo/RJ estreia hoje na Copa Intercontinental, o Mundial de Clubes. O Fogão enfrenta o Pachuca, do México, às 14h (de Brasília), no Stadium 974, em Doha, no Qatar.
O embate vale taça, o Derby das Américas, pois reúne o dono da América do Sul contra o campeão da Central/Norte, além de uma vaga na semifinal do contra o Al-Ahly, do Egito, no próximo sábado.
Em caso de empate, a decisão vai para a prorrogação. Se a igualdade persistir, a classificação ficará para os pênaltis.
O vencedor da Copa Challenger garante sua participação na grande final, no dia 18 de dezembro, no Lusail Stadium, arena que recebeu a final da Copa do Mundo de 2022 entre Argentina e França. O adversário será o Real Madrid de Vinicius Jr., Mbappé, Endrick e Rodrygo, que venceu a última edição da UEFA Champions League.
O Glorioso ainda não entrou de férias, como os demais adversários brasileiros. Apesar do cansaço e de uma maratona desleal, o elenco desembarcou no Qatar para ampliar o seu museu de taças.
Sobre o time que vai a campo, o zagueiro Bastos está inscrito, mas, ainda sem condições físicas, desfalca a equipe. Adryelson, assim, forma a dupla com Barboza. O lateral-direito Vitinho, com contusão no joelho esquerdo, só volta em 2025. Matteo Ponte deve ser o titular da posição.
Campeão da Concacaf, o Pachuca não entra em campo desde o dia 9 de novembro, quando caiu para o Juarez, na Liga Mexicana. Ao contrário do Botafogo, a delegação está no Qatar desde o fim de semana, com muito mais tempo de preparação.
É bom ficar de olho em Bryan González, Alfonso González e Berlanga, que serviram a seleção mexicana recentemente. Rondón, artilheiro venezuelano e parceiro de seleção de Savarino, é outro que preocupa.
Botafogo x Pachuca
Botafogo – John, Matteo Ponte, Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Almada; Savarino, Igor Jesus e Luiz Henrique. Técnico – Artur Jorge.
Pachuca – Moreno, Sánchez, Cabral, Barreto e Bryan González; Pedraza, Montiel, Domínguez, Deossa e Owen Gonzalez; Rondón. Técnico – Guillermo Almada.
Árbitro – Danny Desmond Makkelie (Fifa-HOL)
Local – 974 Stadium, em Doha, no Qatar, às 14h (de Brasília)