Boca Juniors e Palmeiras disputam hoje, às 21h30, no La Bombonera, em Buenos Aires, o jogo de ida das semifinais da Taça Libertadores da América. Jogo de volta será na quinta-feira que vem no Allianz Parque. Na outra semifinal jogam Internacional e Fluminense.
Os argentinos precisaram dos pênaltis para eliminar o Racing nas quartas de final. Após dois empates por 0 a 0, o Boca Juniors garantiu a classificação ao fazer 4 a 1.
O Palmeiras, por sua vez, não teve problemas para deixar o Deportivo Pereira, da Colômbia, pelo caminho. Depois de golear por 4 a 0 na ida, o time comandado por Abel Ferreira carimbou a classificação com um empate sem gols na volta.
Boca Juniors e Palmeiras voltam a se enfrentar em uma semifinal de Libertadores depois de cinco anos. Em 2018, o time argentino levou a melhor após vencer o jogo de ida por 2 a 0 e empatar na capital paulista por 2 a 2.
O Boca Juniors, inclusive, eliminou o Palmeiras nas três oportunidades em que se cruzaram na Libertadores. Além de 2018, os xeneizes bateram o Verdão na final de 2000 e na semifinal de 2001.
Detalhe interessante: o técnico Jorge Almirón não gosta de repetir escalações. Segundo a ESPN, o treinador usou 20 formações diferentes em 20 partidas nos seus 100 primeiros dias no Boca.
Em seu último jogo, Boca Juniors empatou por 1 a 1 com o Lanus pela Copa da Liga Argentina. Já o Palmeiras perdeu para o Grêmio por 1 a 0, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro. Verdão soma 44 pontos, sete atrás do líder Botafogo/RJ.
No retrospecto geral entre as equipes, são 12 jogos, com três vitórias do Palmeiras, sete empates e duas vitórias do Boca Juniors.
Boca Juniors x Palmeiras
Boca Juniors – Romero; Advíncula, Figal, Rojo e Fabra; Ezequiel Fernández, Pol Fernández, Medina e Valentín Barco; Merentiel e Edinson Cavani. Treinador – Jorge Almirón.
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino, Mayke e Raphael Veiga; Artur e Rony. Treinador – Abel Ferreira.
Árbitro – Wilmar Roldan (Colômbia)
Local – La Bombonera, em Buenos Aires, às 21h30.