Um “experimento social” mal planejado causou pânico em uma família de Matozinhos, na Grande BH, após boatos de que uma idosa teria ganhado os R$ 127 milhões da Mega-Sena. A falsa história viralizou e resultou em ligações anônimas, ameaças de sequestro e até pedidos por bens da família, que não recebeu qualquer prêmio.
Tudo começou com uma mensagem publicada por um vizinho da suposta ganhadora. Segundo ele, o boato foi criado como uma brincadeira para testar a reação das pessoas à desinformação. A vítima, de 60 anos, é moradora do bairro Estação e contou que passou a ser perseguida por curiosos e alvo de pedidos de dinheiro e bens, como carro e até sua hamburgueria.
A mulher disse que apostou na Mega-Sena de forma online, mas a Caixa Econômica informou que o vencedor do prêmio milionário fez uma aposta presencial. Apesar disso, ela e os familiares enfrentam desconfiança até de amigos próximos. A Polícia Civil aguarda o registro de um boletim de ocorrência para iniciar uma investigação.
O autor do boato admitiu que o conteúdo era falso e afirmou que sua intenção não foi maldosa. Disse que a brincadeira foi enviada apenas em um grupo de mensagens, mas que os moradores aumentaram a história com relatos inventados, como gritos da suposta ganhadora e até aparições no aeroporto. O caso serve de alerta para o poder das fake news em cidades pequenas.