A Biblioteca Pedagógica, vinculada à Secretaria de Educação de Limeira, preparou duas atividades para fevereiro, que dão início ao ano letivo de 2023. Segundo a coordenadora do espaço, Taciana Lefcadito Alvares, os projetos “Acolhimento” e “Primeiros Socorros dos Livros” serão realizados nas próximas semanas com alunos e professores da rede municipal de ensino.
Taciana explica que as atividades buscam integrar o planejamento pedagógico da escola e fortalecer a mobilização das unidades nos projetos de leitura. “O objetivo é democratizar o acesso ao livro com o envolvimento de educadores e das famílias dos alunos numa dimensão socializadora e na vivência de uma comunidade de leitores. O foco da Biblioteca Pedagógica é formar leitores e desenvolver o gosto pela leitura”, pontua.
ACOLHIMENTO
Entre 13 e 28 de fevereiro, o projeto “Acolhimento” será desenvolvido a partir da contação da história baseada no livro “Como nasceu a alegria”, de Rubem Alves, para dar suporte aos aspectos socioemocionais das crianças. “De maneira lúdica, leve e divertida, torna-se mais fácil sensibilizar os estudantes sobre diversos assuntos, despertando-os para a formação crítica e leitora”, observa Taciana.
O projeto, segundo ela, visa acolher as crianças na Biblioteca Pedagógica para o início dos trabalhos referentes aos projetos de leitura, à circulação de obras literárias infantojuvenis e aos empréstimos domiciliares com os alunos.
PRIMEIROS SOCORROS
Já a atividade “Primeiros Socorros dos Livros” tem o objetivo de despertar a conscientização dos estudantes sobre o correto manuseio e os cuidados que devem ter com os livros. A ação acontecerá entre 22 de fevereiro e 3 de março com alunos e professores das escolas municipais. Serão oferecidas oficinas para os alunos manusearem livros danificados.
Segundo Taciana, a atividade procura mostrar que os danos, na maioria das vezes, são causados pela forma inadequada de utilizá-los e armazená-los. “É fundamental que alunos e professores se conscientizem sobre o correto manuseio e os cuidados que devem ter com os livros com o objetivo de prolongar a vida útil das obras, adotando procedimentos para evitar danos causados”, salienta.
Ela cita exemplos de situações que devem ser evitadas: alimentar-se com os livros em uso; manuseá-los com as mãos sujas ou suadas (o que causa resíduos ácidos ou gordurosos sobre o papel); arrancar, perder ou dobrar folhas; deixar os livros expostos no sol ou sob ação da água; riscar, escrever e apoiar os braços nos livros; e usar fitas adesivas, clipes, grampos metálicos, marca-texto e uso de cola de forma errada.
AMPLIAÇÃO
Este ano a Biblioteca Pedagógica ampliará as atividades de leitura para mais escolas de tempo integral da rede municipal. A expectativa é receber, semanalmente, cerca de 750 alunos das escolas Emeief Prof.ª Maria Apparecida de Luca Moore, Ceief Prof.ª Jamile Caram de Souza Dias, Emeief Tenente Aviador Ary Gomes de Castro, Emeief Bairro dos Lopes e Emeief Ângelo Biasotto.
Taciana reforça que a biblioteca também oferece atividades que podem ser agendadas pelas escolas municipais. “Neste ano, temos os projetos Festa da Leitura, Papel tem vida, Oficina de Leitura e Alimentação Saudável, além de Oficinas Criativas do Pet Day e do Eco Day com atividades ligadas a temas ecológicos e aos cuidados e bem-estar do animal de estimação”, menciona.