O projeto “Leitura Virtual Compartilhada”, da Biblioteca Pedagógica de Limeira, já tem data certa para começar. A partir da próxima segunda-feira (15), a biblioteca apresentará conteúdos com atividades de leitura, brincadeiras e oficinas, que despertarão a criatividade e a imaginação dos alunos da Rede Municipal. O material produzido ficará disponível no site da Secretaria de Educação – pasta à qual a biblioteca é vinculada. O endereço é: www.smelimeira.com.br
Os conteúdos serão renovados todos os meses, conforme a temática escolhida. Em março, por exemplo, a ideia é trabalhar a contação de histórias pelo viés da pandemia. Em abril, as atividades serão direcionadas ao universo de Monteiro Lobato. Até outubro, serão trabalhados outros temas que variam da literatura de cordel à consciência negra.
Neste ano, como medida preventiva ao coronavírus, o projeto ocorrerá remotamente. Mas por outro lado, as ações poderão ser compartilhadas por educadores, familiares de alunos e pela população em geral.
A bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares destaca que a iniciativa visa mobilizar as escolas municipais, democratizando o acesso ao livro e à leitura. “Temos um trabalho permanente voltado à formação de novos leitores”, comentou.
As escolas interessadas em participar devem enviar a solicitação para os e-mails:
[email protected] e [email protected]
Confira a programação:
15 a 19 de março
Tema: Contadores de Histórias: retratos de uma Pandemia!
Proposta: compartilhar histórias reais vivenciadas pelos alunos e suas famílias, bem como a da própria equipe escolar. Os alunos também poderão realizar contações de histórias com a temática da Covid-19. O tema é uma homenagem ao Dia do Contador de Histórias, comemorado em 20 de março
12 a 16 de abril
Tema: Monteiro Lobato e as Oficinas do Imaginário
Proposta: mergulhar nas obras de Monteiro Lobato, oferecendo oficinas on-line de dobradura, culinária, histórias, vídeos, indicações de obras, sites, entre outros, bem como atividades propostas pelas escolas participantes dentro dessa temática. O tema faz homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 13 de abril
17 a 21 de maio
Tema: Jogos On-line de Língua Portuguesa
Proposta: trabalhar os conteúdos da Língua Portuguesa de forma descontraída, estimulando a capacidade de interpretação a partir de jogos. A ideia é estudar brincando! As escolas participantes poderão oferecer sugestões de sites e atividades para compor o bloco desse evento na página da Biblioteca Pedagógica. O tema faz referência à 2ª Semana da Língua Portuguesa
21 a 25 de junho
Tema: Semana Ilan Brenman (mostra virtual)
Proposta: Uma semana para conhecer de maneira lúdica o escritor, considerado um dos mais importante autores de livros infantis e juvenis do Brasil. Cada escola poderá contribuir com propostas referentes à obra do autor, que já publicou mais de 60 livros, entre eles, “O Alvo”, “14 Pérolas da Índia” e “Telefone sem Fio”. Será realizada uma mostra virtual das produções realizadas com as escolas participantes.
23 a 27 de agosto
Tema: Cordel Virtual
Proposta: Levar a literatura de cordel até a escola, proporcionando aos estudantes o conhecimento da história do povo nordestino e a perpetuação dessa cultura. Os alunos das escolas participantes serão orientados a confeccionar folhetos de cordel, explorando a criatividade e a imaginação. O material produzido será encaminhado à Biblioteca, onde ficará exposto em um “Varal de Cordel”.
13 a 17 de setembro
Tema: Projeto Caminhos da Educação
Proposta: Atividades especiais em comemoração aos 195 anos de Limeira. A ideia é proporcionar o sentimento de pertencimento do lugar onde vive a comunidade escolar, incentivando a consciência de conservação e preservação do patrimônio cultural e histórico da cidade.
18 a 22 de outubro
Tema: 1ª Mini Maratona Virtual de Leitura
Proposta: Disponibilização de conteúdos das mais variadas fontes, via domínio público, com a colaboração de leitores da Biblioteca Pedagógica, educadores, parceiros, entre outros.
15 a 19 de novembro
Tema: Consciência Negra: personalidades que marcaram a história
Proposta: Uma semana de atividades, oficinas, lives e bate-papo virtual. A data ressalta a importância da luta contra o racismo, e ainda, propõe uma reflexão a questão da representatividade negra na sociedade. A escola participante contribuirá com fotos das atividades desenvolvidas – cada criança enviará uma foto de uma pessoa negra que sirva de inspiração (um familiar ou uma figura pública). A Biblioteca Pedagógica montará um painel fotos dessas pessoas, que também será disponibilizado no ambiente virtual.