Um recém-nascido, que se engasgou com leite materno, foi salvo após uma ação rápida de policiais militares na madrugada desta sexta-feira (3), no bairro São Jerônimo, em Americana (SP). O bebê já está em casa e passa bem.
De acordo com a Polícia Militar, uma equipe foi informada por volta das 05h15 que havia uma criança com 37 dias de vida, que teria engasgado com leite durante a amamentação. Imediatamente os policiais se deslocaram para a casa da família e encontraram a criança nos braços do pai desfalecida. Os PMs realizaram a manobra de Heimlich para desobstruir as vias respiratórias.
Após a criança voltar a respirar, a equipe conduziu a família e o bebê para o hospital Afonso Ramos, onde recebeu o atendimento médico e foi liberada.
Manobra de Heimlich
A manobra é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. Essa manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico estadunidense Henry Heimlich em 1974 e induz uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traqueia da vítima.