Uma equipe do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira salvou a vida de uma criança de 9 meses que estava engasgada. O caso ocorreu no bairro Jardim Canaã na tarde desta terça-feira (22), quando o pai da menina percebeu que ela havia se engasgado, provavelmente com a própria saliva, enquanto ele cuidava de outra criança.
Desesperado, o pai saiu de casa pedindo socorro e foi ajudado por uma pessoa que parou o carro para levá-lo até o hospital. Durante o trajeto, eles passaram em frente ao 3º Distrito Policial, onde encontraram uma equipe da GCM que estava no local atendendo outra ocorrência.
O guarda civil Hilário prontamente assumiu a situação e realizou a manobra de Heimlich, conseguindo desobstruir as vias respiratórias da criança. A caminho da Santa Casa de Limeira, a menina recuperou a respiração, mas, por precaução, foi levada ao hospital, onde permanece em observação na ala pediátrica. Felizmente, a criança já está fora de perigo.
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa engasgada. Em bebês, a manobra é realizada de maneira específica: o bebê é colocado de bruços, apoiado no antebraço, e são aplicados cinco golpes suaves com a base da mão nas costas, entre as omoplatas. Se necessário, a criança é virada de barriga para cima e são aplicadas compressões no peito. Essa manobra deve ser feita com cautela e pode salvar vidas ao desobstruir as vias respiratórias de forma eficaz.