Uma bebê de 7 meses morreu nesta sexta-feira (10), em Limeira (SP), devido a ferimentos causados por uma explosão durante um churrasco familiar, em São Pedro (SP), no último sábado (4).
De acordo com o boletim de ocorrência, seis pessoas, incluindo a bebê, ficaram feridas na explosão. A família usava um disco de arado para fazer o churrasco e aparentemente teria usado álcool para acender o fogo, quando ocorreu a explosão.
O socorro foi acionado e as vítimas foram encaminhadas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Limeira. Porém, a menina, após uma semana de cuidados, não resistiu e morreu nesta sexta-feira (10) em decorrência de uma parada cardíaca.
Saiba como prevenir situações de risco durante o uso de churrasqueiras:
- Evite o uso de substâncias inflamáveis como álcool líquido ou gel para acender chamas, conforme orienta o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
- Caso a brasa esteja acesa, prefira abanar para intensificar a chama, evitando riscos de explosão.
- Esteja sempre atento a fagulhas que podem escapar e incendiar roupas ou materiais próximos.
- Lembre-se que substâncias inflamáveis são aquelas que liberam vapores que podem inflamar em temperaturas abaixo de 60,5ºC, segundo a Cetesb.
Além do álcool, solventes, gasolina e detergentes sintéticos também estão na lista de produtos perigosos se utilizados inadequadamente.