Os bancos em todo o Brasil terão alterações no horário de atendimento ao público nas próximas semanas, devido às festas de Natal e Ano Novo. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou que o expediente será reduzido ou suspenso em datas específicas, enquanto serviços digitais seguirão disponíveis normalmente.
Horários reduzidos e dias sem expediente
No dia 24 de dezembro (véspera de Natal), as agências bancárias funcionarão em horário reduzido, atendendo o público das 9h às 11h (horário de Brasília). Já na véspera de Ano Novo (31 de dezembro), não haverá atendimento ao público e as compensações bancárias, como TED, não serão realizadas.
Nos feriados de 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Ano Novo), as instituições financeiras permanecerão fechadas e não haverá compensação bancária.
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, o atendimento será normal. O expediente também retorna ao funcionamento habitual no dia 2 de janeiro de 2025.
Impacto em contas e tributos
Contas de consumo, como água, luz, telefone e outros serviços com vencimento nos dias 25/12, 31/12 ou 01/01, poderão ser pagas no próximo dia útil sem acréscimo de multas ou juros. No caso de tributos ou impostos que vencem nesses dias, é recomendado antecipar o pagamento para evitar penalidades. A Febraban explica que, geralmente, as datas de vencimento desses documentos já são ajustadas ao calendário oficial.
Alternativas digitais e automáticas
A Febraban recomenda o uso dos canais digitais para minimizar possíveis transtornos. Entre os serviços disponíveis estão:
- PIX: Sistema de transferências instantâneas que funciona 24 horas por dia, inclusive em feriados.
- Boletos com código de barras: Podem ser pagos por aplicativos, internet banking ou caixas eletrônicos.
- DDA (Débito Direto Autorizado): Permite o pagamento de boletos de sacados eletrônicos diretamente pela conta bancária.
As áreas de autoatendimento das agências também estarão operando para serviços como saques e pagamentos.
Resolução oficial
Conforme determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN), os dias 24 e 31 de dezembro não são considerados úteis para operações bancárias, assim como os feriados nacionais de 25/12 e 01/01. Sábados e domingos também permanecem como dias sem expediente bancário.
A Febraban reforça que o uso de aplicativos e canais online é seguro e prático, além de permitir a realização de operações financeiras sem a necessidade de deslocamento às agências.