A companhia aérea Azul cancelou nesta sexta-feira (20) 11 voos que partiriam do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), devido a “questões técnicas”. Em nota, a empresa não especificou os problemas, mas informou que os cancelamentos foram anunciados com 24 horas de antecedência, e os passageiros foram notificados pelos canais oficiais da companhia.
Assistência aos passageiros
Segundo a Azul, os clientes afetados estão sendo reacomodados em outros voos da empresa. A companhia também reforçou que a decisão visa garantir a segurança das operações, que considera um valor primordial.
“A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações,” destacou em comunicado oficial.
Orientação da Anac
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta que, em casos de atrasos ou cancelamentos de voos, os passageiros devem inicialmente procurar a companhia aérea para resolução do problema.
Se as demandas não forem atendidas ou houver descumprimento de direitos, o cliente pode registrar uma reclamação na plataforma Consumidor.gov.br, onde os conflitos podem ser mediados por órgãos de defesa do consumidor.
Impacto e ações
Os cancelamentos podem gerar ajustes na malha aérea em Viracopos e impactar outros voos da companhia. A Azul informou que segue monitorando e ajustando sua operação para minimizar os transtornos.