O furacão Ida atingiu neste domingo (29) a costa dos Estados Unidos. O fenômeno provocou uma tempestade extremamente perigosa de categoria 4. Ele tocou o solo do estado da Louisiana pouco depois do meio-dia (14h no Horário de Brasília). Vídeo divulgado pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos mostra o voo no olho do furacão Ida pouco antes da tempestade alcançar a costa do Golfo do México, no estado da Louisian, no Sul norte-americano.
As imagens mostram com nitidez o que se denomina de efeito estádio (stadium effect). Isso porque a aparência é de um estádio em que a parede de nuvens circular equivale às arquibancadas e o espaço aberto do olho do ciclone tropical à área aberta sobre o campo de jogo. Veja:
OVER THE GULF OF MEXICO – Flying into the eye of Category 4 Hurricane #Ida on NOAA WP-3D Orion #NOAA43 Miss Piggy during morning mission 08.29.21. Credit: Lt. Cmdr. Doremus, NOAA Corps. Visit https://t.co/JRMe4KQZfE for NOAA event resources. #FlyNOAA pic.twitter.com/STHD6mWwgd
— NOAA Aircraft Operations Center (@NOAA_HurrHunter) August 29, 2021
Desde a manhã as chuvas fortes já vinham afetando as ruas de Nova Orleans. Ventos de aproximadamente 240 km/h foram registrados no Porto Fourchon.
Localizado no Golfo do México, ele é a base terrestre do Louisiana Offshore Oil Port (LOOP), maior terminal de petróleo bruto de propriedade privada dos EUA, que interrompeu as entregas antes da chegada da tempestade. Isso porque as previsões indicaram possíveis impactos em suas áreas operacionais (leia, abaixo, mais sobre o LOOP).
A previsão é que o Ida se encaminhe rumo ao nordeste na manhã desta segunda-feira (30). O furacão chegou ao sul da costa americana exatamente 16 anos depois da passagem do furacão Katrina, que devastou a região em 2005.