A corredora Luisa Giampaoli, de 29 anos, faleceu na tarde desta sexta-feira (26) no Hospital Universitário São Francisco de Paula, em Pelotas. A instituição de saúde confirmou a morte, mas não divulgou a causa exata.
Segundo Eduardo Schmit, marido de Luísa, os problemas de saúde começaram no final de junho, com sintomas como dor de cabeça e problemas de memória. Inicialmente, um exame diagnosticou leptospirose, e, seis dias após a hospitalização, ela foi diagnosticada com pneumonia.
Em 14 de julho, Luísa recebeu alta do Hospital de Pronto Socorro (HPS) para continuar o tratamento em casa, mas seu estado de saúde piorou. A última suspeita médica era de edema cerebral.
Luisa Giampaoli era uma atleta destacada, tendo integrado a seleção brasileira de atletismo no Campeonato Ibero-Americano, realizado em maio em Cuiabá (MT). Na última edição da Corrida Internacional de São Silvestre, ela terminou em 17º lugar na elite, ficando entre as top 10 brasileiras. Ela também foi campeã e recordista da Meia Maratona Internacional de Florianópolis em 2023.