A obra ‘Girassóis’ de Vicent Van Gogh foi alvo de um protesto de ativistas do grupo Just Stop Oil na National Gallery, em Londres, no Reino Unido, nesta sexta-feira (14). Phoebe Plummer, de 21 anos, e Anna Holland, de 20, jogaram sopa de tomate na obra do século 19 e depois colaram as mãos na parede.
O grupo, que tem feito diversos protestos contra as mudanças climáticas na capital britânica, publicou em suas redes sociais imagens da manifestação. Confira:
? JUST STOP OIL SUPPORTERS CHOOSE LIFE OVER ART ?
? Human creativity and brilliance is on show in this gallery, yet our heritage is being destroyed by our Government’s failure to act on the climate and cost of living crisis.#VanGogh #FreeLouis #FreeJosh #CivilResistance pic.twitter.com/gXXGLsi0ej
— Just Stop Oil ⚖️?? (@JustStop_Oil) October 14, 2022
De acordo com o jornal The Guardian, as jovens entraram na sala da galeria onde a obra está exposta e lançaram duas latas de sopa de tomate na pintura, que está protegida por um vidro. Logo em seguida elas colaram as mãos na parede.
Durante o protesto, uma das ativistas questionou se “a arte vale mais que a vida, mais do que comida, mais do que justiça”.
A polícia local informou que “oficiais agiram rapidamente depois que manifestantes do Just Stop Oil lançaram uma substância no quadro. As duas manifestantes foram detidas por crime de dano”.
Através das redes sociais, a galeria se manifestou e informou que os visitantes foram retirados da sala após o protesto. “Há alguns pequenos danos no quadro, mas a pintura está ilesa. Duas pessoas foram presas”, informou a galeria.
Statement from the National Gallery pic.twitter.com/DuZhTbAvbH
— National Gallery (@NationalGallery) October 14, 2022