Foi apreendido na quarta-feira (21) em Limeira (SP) um adolescente, de 17 anos, que confessou ser o autor do tiro que matou o comerciante Lineu César Groppo em um assalto no Campo Verde, em 31 de julho. Ele praticou o assalto junto com outro adolescente, de 16 anos, e um jovem, de 23 anos.
A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) investigava o caso, assim como vários outros roubos cometidos pelo trio. Também foi preso um jovem, de 23 anos, morador do Jardim Guimarães, que participava da quadrilha responsável por diversos crimes de roubo na cidade. Com mandados de busca e apreensão, deflagraram uma operação ainda pela manhã de quarta e chegaram até os indivíduos.
O adolescente assumiu ter sido o autor do disparo que matou o comerciante. Ele apontou aos policiais onde a arma foi escondida. O revólver Taurus, calibre 38, foi apreendido com três munições intactas.
OPERAÇÃO
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, nos imóveis onde os policiais civis estiveram foram localizados inúmeros objetos fruto de crimes, desde vestuários até eletrônicos, além de papéis e documentos relacionados ao PCC, drogas, munições de arma de fogo e duas motocicletas, todos de origem suspeita.
Das motocicletas, uma delas tinha numeração raspada e ainda não foi identificada, e outra, com placa adulterada, que foi roubada em um assalto há uma semana no Jardim Graminha.
No guarda-roupa do jovem preso tinha munições iguais às localizadas no local do latrocínio e junto com a arma localizada. No quarto do outro investigado tinha papéis do PCC, com controle de membros e outras informações.
A mãe do adolescente autor do tiro, que é também sogra do jovem preso, afirmou que todo o material era do filho e do genro e não sabia de sua procedência. Ela acabou liberada e segue como investigada no caso.
O jovem e os adolescentes apreendidos devem responder por crimes e atos infracionais de latrocínio, associação ao crime, receptação, posse ilegal de munição, tráfico de drogas e associação ao tráfico, além de serem acusados de integrarem a organização criminosa PCC. Eles foram reconhecidos presencialmente e por foto por diversas vítimas de roubos registrados recentemente em Limeira.