Cinco homens, sendo somente um deles maior de idade, foram detidos na noite desta segunda-feira (11), em Araras (SP), depois que a Polícia Militar cercou um quarteirão para pegar apenas um rapaz que havia fugido de uma abordagem mediante suspeita de furto de motocicleta.
Um detalhe chamou a atenção: o dono da moto ficou surpreso ao ver a polícia e mais surpreso, ainda, quando foi informado que sua moto havia sido recuperada. É que a ação da PM foi tão rápida que ele nem havia dado falta do veículo.
A captura do quinteto ocorreu nos moldes das cenas vistas nos filmes de ação policial. Viaturas chegando aos montes para realizarem o cerco, policiais entrando nas casas com autorização dos moradores para fazer varredura e prender os fugitivos, criminosos abandonando bicicleta e motocicleta na rua e correndo para os fundos de uma casa e outros pulando sobre telhados para tentar escapar.
O furto, segundo a PM, aconteceu às 22h15 na rua Espírito Santo, no Parque Industrial. Porém, a descoberta do crime se deu a partir do instante em que uma equipe irradiou que havia acabado de prender um homem, com uma réplica de arma de fogo, e que um outro indivíduo, que estava de bicicleta, havia se evadido por dentro do bairro.
Também foi dito para os policiais de serviço que o ciclista era morador do Jardim Narciso Gomes. As patrulhas seguiram para este bairro e, a caminho, quando entravam na rua Osvaldo Rodrigues, no Jardim Universitário, os policiais observaram dois homens na calçada de uma residência. Um deles, sem camisa e sem capacete, estava entrando com uma moto e o outro segurava a bicicleta.
Ao ver as viaturas, os dois soltaram os dois veículos e correram para os fundos do imóvel. A equipe entrou também, passou pelo corredor, e quando estava nos fundos notou que havia mais dois homens ali, totalizando quatro suspeitos. Estes subiram num muro e foram correndo por telhados de vizinhos.
Toda a rede foi informada e chegou rapidamente para cercar o quarteirão. Em uma das casas, o morador alertou aos policiais que estava ouvindo barulhos no telhado. Ali foram pegos dois que confessaram o furto da moto – uma Yamaha. Em outra casa foram pegos mais dois que alegaram estar fugindo porque sabiam que a moto era furtada.
A moto já estava sem a placa, pois, provavelmente, eles tiraram a caminho e faltava o painel frontal da ignição. Também foram apreendidas duas bicicletas. Os PMs consultaram dados da moto e nada constou. Como os criminosos confessaram tê-la furtado, foi perguntado de onde retiraram a moto e eles mostraram.
Na casa, o dono da Yamaha recebeu a PM com espanto. Ele disse que ali é a casa de sua namorada e nem percebeu que haviam levado seu veículo. Com o rapaz que já estava detido, com a réplica de arma, todos foram levados para a delegacia onde um adulto e um menor ficaram recolhidos e os outros três foram ouvidos e liberados. A moto foi devolvida ao proprietário.