Moradores da cidade de Limeira (SP) estão reclamando de um aumento repentino e abusivo na conta de água nos últimos meses. Populares estão planejando um protesto contra a concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, a BRK Ambiental, no dia 4 de fevereiro, na Câmara Municipal de Limeira, às 19h.
A manifestação está sendo organizada por alguns interessados em mudanças no atual modo de cobrança. Eles querem levar o problema aos vereadores, a fim de buscar a atenção para o problema. Daniel de Oliveira deve representar o grupo e usar a tribuna da Câmara para se manifestar sobre o assunto.
“Temos um abaixo assinado, onde pedimos a diminuição da taxa de esgoto, taxa de religação e algumas outras exigências”, disse. Eles estão reunindo consumidores que também se sentem lesados pela BRK para uma ação conjunta contra a empresa. Quem tiver interesse em se reunir ao grupo pode procurar por Eduardo Lopes pelo (19) 99248-9745.
Diversas pessoas têm relatado que de um mês para o outro um suposto aumento de consumo surgiu na conta, mas dizem não ser real. É o caso, por exemplo, da dona de casa Camila Costa, que relatou à nossa reportagem ter se assustado quando recebeu a fatura este mês. De uma média de R$ 180, a conta foi para R$ 430, ou seja, mais que o dobro. “Somos um casal e dois filhos, não temos animais de estimação, então não lavo o quintal com frequência. Não houve mudança no consumo, não tem com o ter aumentado tanto”, contou.
Ela já buscou por vazamentos, mas não encontrou nada e mesmo fechando todas as saídas de água, o relógio que marca o consumo tem continuado a rodar e aumentar o gasto da família. “Pra nós que já pagamos aluguel não é nada fácil enfrentar um aumento desse”, reclamou. Camila fez uma postagem no Facebook reclamando do problema e diversas pessoas têm se manifestado com o mesmo caso. “Vi que não estou sozinha”, ponderou.
A BRK foi procurada e enviou uma nota na qual relata que clientes que notarem aumento de consumo podem procurar a concessionária para que seja feita uma checagem. Na mesma nota a empresa ressalta que é importante se fazer uma comparação do consumo mensal, não só do mês anterior. Isso porque aumentos e reduções sazonais das contas podem ocorrer de acordo com o período do ano, se mais quentes ou mais frios, férias, etc. Leia a nota na integra:
A BRK Ambiental informa que os clientes que notarem aumento de consumo apontado nas contas de água e esgoto podem procurar a concessionária para que seja feita a checagem. Vale ressaltar que é importante que se faça a comparação do consumo mensal não só com a conta do mês anterior mas também com a fatura do mesmo período do ano anterior. Essa medida pode ajudar a verificar se o consumo é mesmo atípico ou se está dentro do padrão do período. Isso porque aumentos e reduções sazonais das contas podem ocorrer de acordo com o período do ano, se mais quentes ou mais frios, férias, etc. essas mudanças podem afetar o volume de água consumida. A concessionária informa que está disponível para atendimento nos seguintes canais: Loja de Atendimento (Rua Visconde do Rio Branco, 186, Centro), telefone 0800 771 0001 (ligação gratuita e atendimento 24 horas por dia), site www.brkambiental.com.br/limeira, e redes sociais.
Matéria atualizada às 18h27, para acréscimo de informações.