A empresa sul-coreana Ismaker suspendeu o aplicativo SimSimi no Brasil, após ele receber centenas de criticas de pais e entidades. De acordo com as reclamações, o aplicativo permitia acesso de crianças a conteúdos considerados inadequados.
Em comunicado, a empresa alegou que a decisão foi motivada pelo ‘significativo impacto negativo’ gerado no país. Embora o aplicativo esteja com o download suspenso, usuários ainda consegue acessá-lo através do seu site oficial.
O App simula um bate-papo entre usuários e um personagem virtual. A conversa é simulada, porém o conteúdo é colhido de um banco de dados alimentados pelos próprios usuários.
Nas últimas semanas as reclamações ganharam força, após correntes começarem a se espalhar por redes sociais e por aplicativos como o Whatsapp. Em uma delas uma mensagem de uma suposta mãe alerta que ela havia pego sua filha mexendo no celular e teria tentado esconder quando notou a sua presença.
Mesmo a mensagem sendo falsa e seu conteúdo duvidoso, isso gerou grande repercussão e deixou pais em alerta.
Veja uma das mensagens na integra:
“Mães, peguei a Julinha mexendo no celular assim q entrei no quarto dela e ela imediatamente tentou me esconder… então, ela baixou um app chamado SimSimi, esse app é como se fosse um amigo virtual, daí a criança vai interagindo c esse tal amigo, até q chega uma hora q ele se diz o demônio e que vai matar a criança e toda sua família… daí a criança quer sair do jogo, ele diz q v a criança pela câmera frontal. Fui olhar nos comentários do app e fiquei horrorizada, muitas crianças baixando, muitas falando q é legal pois se sentem sozinhas e q ele é uma amigo legal. Outras falam mto mal do app… a Julinha está chorando mto, dizendo q vão vir matar a gente… consegui contornar, pq trabalho no Ministério Público na área criminal, e ela sabe q lá fazemos prisões, então disse para ela q falei c minha chefe é que ela já mandou prender… Mães, olhem os tablets, celulares dos nossos pequenos, tomei um susto danado… se puderem espelhem isso para tds as pessoas q vcs conhecem q tem crianças. Enfim, q susto, mas agora ficarei mais atenta ainda!”
O aplicativo não é novo e já vem sendo alvo de criticas em diversos países, como Tailândia e Irlanda. No Brasil, contudo, os comentários negativos começaram a ganhar força no inicio desse ano, o que levou a empresa suspender o download.