Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, passa a contar com um importante reforço no abastecimento de água com a entrega do novo reservatório Perequê-Mirim. A estrutura, inaugurada nesta segunda-feira (27), tem capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água tratada, beneficiando diretamente mais de 25 mil moradores e turistas durante a alta temporada. A ação faz parte do Programa Água no Litoral, dentro do planejamento estratégico do Governo do Estado, que prevê R$ 70 bilhões em investimentos até 2029.
A nova estrutura foi construída com tecnologia alemã de dobra dupla, que oferece maior resistência e durabilidade. Localizado na região sul de Ubatuba, o reservatório atende diretamente os bairros Domingas Dias, Enseada, Lázaro, Perequê-Mirim, Santa Rita e Ribeira. Indiretamente, outras áreas da cidade também se beneficiam, como Toninhas, Itaguá e Tenório, graças à melhora no equilíbrio do sistema de abastecimento.
A capacidade de armazenamento é suficiente para encher duas mil caixas-d’água grandes, ajudando a suprir o consumo nos períodos de maior movimento turístico, quando a população da cidade pode chegar a oito vezes o número habitual.
A entrega do reservatório Perequê-Mirim integra um pacote de R$ 76 milhões em investimentos da Sabesp em Ubatuba. Estão previstas ainda a ampliação da Estação de Tratamento de Água Carolina — que terá sua capacidade aumentada de 500 para 600 litros por segundo — e a construção de outro reservatório metálico no bairro Toninhas, com capacidade de 3 milhões de litros, previsto para 2026.
Também estão em andamento a implantação de duas estações elevatórias, mais de um quilômetro de novas tubulações, 12 km de redes de distribuição e 3.000 novas ligações domiciliares, especialmente em áreas informais, ampliando o acesso à água potável em toda a cidade.
Os investimentos fazem parte da estratégia de universalização do saneamento no estado. A Sabesp pretende antecipar para 2029 as metas do Marco Legal do Saneamento, originalmente previstas para 2033. Com isso, o acesso à água tratada e ao esgoto será ampliado para os 377 municípios atendidos pela companhia, promovendo saúde, qualidade de vida e sustentabilidade.
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, destacou a importância do novo reservatório para a segurança hídrica regional e a atuação estratégica do governo paulista: “Cada investimento que realizamos faz parte de um planejamento para antecipar desafios e oferecer soluções duradouras.”




