Há 27 anos, o GCM Aurélio, que faleceu hoje (4), resgatou um bebê durante uma forte tromba d’água que atingiu Limeira (SP). Na ocasião, fortes enxurradas arrastaram carros e deixaram mortos na cidade.
Naquela época, já na Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira, Aurélio salvou a vida de Thalita Alves, com apenas nove meses de vida. Antes de morrerem, os pais dela conseguiram entregá-la nos braços do GCM Aurélio.
Após o salvamento, Aurélio não teve mais contato com a vítima e iniciou uma insistente busca por Thalita, que também desconhecia as circunstâncias de seu resgate. Na esperança de encontrá-la, o GCM recorreu à imprensa e, há poucos meses, a equipe do Rápido no Ar encontrou Thalita e passou a intermediar o encontro entre ambos, que seria retratado numa reportagem especial.
Porém, por duas vezes, o encontro foi cancelado devido ao estado de saúde de Aurélio, que foi acometido por um câncer. Num dos dias da entrevista, precisou ser internado. Apesar de estar com a saúde debilitada, Aurélio conseguiu reencontrar Thalita no último sábado, três dias antes do óbito.
O encontro entre Thalita, Aurélio e seus familiares foi reservado, mas ela descreveu o momento marcante. “Creio que Deus não faz nada por acaso. Assim como o resgate não foi um acaso, nosso encontro também não foi. Deus faz as coisas certas e tem um propósito para todas as coisas. Encontrá-lo fez parte do propósito de Deus. Foi muito bom ter tido tempo para conhecê-lo. Finalmente, consegui entender a história de meu resgate e conhecer quem me resgatou. Assim que me viu, ele perguntou ‘Você é a Thalita’? Foi muito emocionante”, contou.
Esposa de Aurélio, Matilde Almeida Araújo também descreveu o encontro. “Há 27 anos salvou essa menina linda, a Thalita, que tinha nove meses de idade. Com a permissão de Deus, conseguiram se encontrar. Ele estava muito abatido e falando bem pouco, mas conseguiu falar com ela e conhece-la. Conversou muito com a Thalita, uma menina especial, que não foi resgatada por acaso. Tenho certeza que Deus enviou o Aurélio para salvá-la”, descreveu.
Aurélio faleceu aos 52 anos, era natural de Santos, deixou esposa e três filhos. O velório ocorre no Monumental Bom Pastor e o sepultamento será amanhã, às 9h, no Cemitério Municipal.
NOTA DE PESAR
A Prefeitura de Limeira emitiu nota de pesar e lamentou a morte do GCM Aurélio. “O prefeito Mario Botion recebeu, com imenso pesar, a notícia do falecimento do servidor Aurélio Valério de Araújo Filho, de 52 anos de idade e que há 31 anos ocupava o cargo de Guarda Civil Municipal. Pela dedicação, empenho e competência no desempenho de suas funções, o GCM Aurélio se tornou referência na corporação, onde construiu uma história de sucesso profissional e muitas amizades. Neste momento de dor, o chefe do Executivo se solidariza junto a familiares e amigos e externa seus mais sinceros sentimentos e condolências”, informou.
Quem também se pronunciou foi o Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Limeira e Região (Sindeguarda). “O Sindeguarda Limeira se solidariza com parentes, companheiros de farda e amigos do GCM Aurélio pelo seu falecimento na manhã deste dia 4 de março de 2020. O GCM Aurélio vinha lutando contra um câncer e, na data citada, perdeu esta batalha, mas nos deixou exemplos de grandes vitórias na luta pela segurança dos cidadãos limeirenses. Que o Senhor lhe acolha com o carinho merecido. Nossos pêsames”, comunicou.