O pianista, compositor e arranjador André Marques apresenta, neste sábado (23), às 20h, no Teatro Vitória “Emiliano Bernardo da Silva”, a turnê de lançamento do disco “Forró de Piano”. O projeto adapta a linguagem de um de seus ritmos favoritos para o piano solo, com releituras contemporâneas, sem perder a essência do forró. Gratuita, a realização é de Borandá Produções Artísticas Ltda, com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
O repertório é formado por clássicos do gênero, como “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos/Anastácia), “O canto da ema” (Ayres Viana/Alventino Cavalcanti/João do Vale), “Qui nem jiló” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), “Sabiá” (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) e “Acauã” (Zé Dantas); alguns mais contemporâneos, como “Lôro” (Egberto Gismonti), “Escuta meu piano” (Hermeto Pascoal) e “Festa em Olinda” (Toninho Horta); além de duas canções autorais, “Forrozinho nº 1” e “Forrozinho nº 3”.
Com o show, André Marques volta a se apresentar sozinho ao piano, o que não fazia desde 2009, quando lançou seu primeiro CD de piano solo. Em seus 25 anos de carreira, o pianista se dedicou ainda à pesquisa dos ritmos brasileiros. Ao lado de Hermeto Pascoal, com quem toca desde 1994, ou a frente de seus grupos Trio Curupira e Vintena Brasileira, Marques fez um trabalho de investigação que resultou no método “Linguagem rítmica e melódica dos ritmos brasileiros”.