Segundo a pesquisa S&P Ratings Services Global Financial Literacy Survey, o Brasil está em 74º lugar no ranking de educação financeira. Com isto, é evidente que a vida financeira ainda é algo pouco discutido entre crianças e jovens no país, o que consequentemente causa um déficit neste quesito e leva a dívidas e grandes sufocos nesta área.
Pensando em quebrar este tabu e melhorar a vida de todos ao seu redor com educação financeira básica e avançada, o apaixonado por finanças e investimentos, Lucas Faria Macieira, teve a ideia de criar o Amigo Financeiro. Visando métodos simples e bem didáticos, ele promove palestras e aulas, tanto em ambiente virtual, quanto presencialmente.
Tudo começou em 2017, quando ele foi para a Irlanda em um intercâmbio e acabou pegando o gosto por estudar a área de investimentos e economia. Com o dinheiro gerado na viagem, ele conseguiu quitar as dívidas da época e quis se aprofundar ainda mais, começando a investir inicialmente no Brasil e depois em ações no comércio exterior e bitcoins.
Formado em Administração pela Unicamp de Limeira (SP), Lucas começou dando aulas e mentorias para amigos e familiares, ensinando trading, investimentos no Brasil e exterior. O público logo se expandiu e já são centenas de alunos interessados em crescer financeiramente com dicas importantes.
A foco principal era ter uma empresa própria, pensando no fato de que o dinheiro não deveria mais ser um problema, tanto pra ele, quanto para as pessoas próximas.
Com a pandemia, a empresa cresceu e os cursos agora já têm apostilas, simulados, planilhas, aulões e todo o suporte necessário.
AMIGO FINANCEIRO NAS ESCOLAS
Mirando mais alto, com interesse em aumentar o alcance e levando conhecimento a quem não pode pagar pelos cursos, ele e sua equipe criaram o Amigo Financeiro nas escolas. No projeto, eles visitam instituições de ensino de Limeira e Iracemápolis (SP).
As palestras didáticas acontecem durante o período normal das aulas e contam com a participação dos alunos em dinâmicas e atividades simples valendo prêmios.
De acordo com o mentor, o objetivo do projeto é despertar na criança e no adolescente a ideia de que eles podem ter uma vida financeira equilibrada se começarem desde cedo com este pensamento, evitando o consumismo exagerado e investindo uma parcela de seus ganhos, para que no futuro possam desfrutar de uma aposentadoria tranquila com esta economia bem planejada no passado.
Ele ainda frisa que é possível aproveitar a vida com consciência e sem desperdícios no presente e ainda assim garantir um futuro melhor.
AMIGOFLIX
Em ambiente virtual, Lucas lançou uma plataforma por assinatura que ensina do básico ao avançado das finanças através de aulas gravadas.
Com divulgação no Instagram, o objetivo é simplificar o modo de aprendizagem e conectar pessoas ao mundo dos investimentos, possibilitando grandes avanços e, claro, ajudando os assinantes a enriquecerem.
Para o futuro, o visionário investidor pretende criar uma escola física baseada em Limeira, mas que possa expandir para outros polos.
Os cursos serão voltados principalmente para jovens e, segundo ele, poderão ser cruciais para a formação assim como um curso de inglês ou informática.
Acompanhe o Instagram do Amigo Financeiro para ficar por dentro das últimas novidades, se informar sobre finanças e até mesmo se tornar um dos alunos.
Ver essa foto no Instagram