O município de Americana (SP) inaugurou nesta segunda-feira (17), o Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos com Deficiência em Residência Inclusiva, localizada na Vila Santa Catarina. A entrega contará com a presença da secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Andrezza Rosalém Vieira.
Inédito no município, o atendimento vai garantir 24 horas de acolhimento e serviços socioassistenciais, promovendo a inclusão social e a autonomia dos usuários.
Serão atendidas pessoas com deficiência com idade entre 18 e 59 anos, de ambos os sexos, prioritariamente incluídas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), em situação de vulnerabilidade social, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, sem condições de autossustentabilidade, de retaguarda familiar temporária ou permanente, ou que estejam em processo de desligamento de instituições de longa permanência.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Americana, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, destaca a garantia de proteção integral dos usuários com a implantação do serviço na cidade. “O acolhimento traz garantias de proteção integral a jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência e vulnerabilidade social, e a construção progressiva da autonomia, inclusão social e comunitária”, diz Juliani.
O serviço será administrado pela Associação de Assistência Fonte Água Viva. O acesso às vagas é precedido de referenciamento e encaminhamento pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Assistência Social até o limite orçamentário de R$ 1.004,750,88, considerando R$ 497.000,00 de convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo através do Fundo Estadual de Assistência Social.