Americana demonstrou, ao longo do ano de 2023, um grande potencial de geração de emprego e renda. Os números de abertura e fechamento de empresas corroboram essa tendência, atestando a eficiência das políticas de desenvolvimento adotadas pela Administração Pública.
Entre janeiro e outubro deste ano, foram abertas 2.993 empresas na cidade, contra 820 encerramentos de atividades, um saldo positivo de 2.173 novos empreendimentos. O mês com maior movimentação econômica foi março, com 349 aberturas de empresas, 70 encerramentos e saldo de 279.
Quando analisados os números do comportamento das atividades (serviço, comércio e indústria), os dados também são bastante animadores. Foram 8.984 atividades abertas, 2.197 fechadas, com saldo de 6.787.
“A administração Chico Sardelli valoriza o empreendedorismo e está focada na atração e abertura de novas empresas, no auxílio àquelas que já estão instaladas na cidade e na geração de emprego e renda. Desenvolvemos vários programas, entre eles o Comitê de Retomada Econômica, que com uma série de ações facilitou o fluxo de negócios por aqui”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.
O município conta ainda com o Cuca (Centro Universidade do Conhecimento de Americana), que investe na qualificação de mão de obra. E, com essa mesma finalidade, foi lançado o Programa Futuro Certo, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e instituições de ensino. Diversos cursos já foram disponibilizados para a população em geral, e também para as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.